Compartilhar:

Concurso Ebserh: Edital do certame consta no Orçamento Federal de 2020!

Redator da Nova Concursos

icone calendario 05 set 2019

O edital do concurso Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares) consta no Orçamento Federal para 2020. É previsto que o certame oferte 2.250 vagas!

⇒ Confira todas as informações na página do concurso!

Edital do concurso Ebserh

O Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) para 2020 foi encaminhado no dia 30 de agosto ao Congresso Nacional. O texto, que estabelece informações do orçamento anual do Governo e prevê o concurso Ebserh.

Conforme consta no quadro de receitas, são previstos recursos de inscrições em concursos e processos seletivos da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares. Dessa maneira, aumenta a expectativa para a abertura do próximo concursos, que vai ofertar 2.250 vagas efetivas.

Apesar de a PLOA ser referente ao plano orçamentário para 2020, o próximo edital da Ebserh está previsto para ser publicado ainda neste semestre. As provas deverão ser aplicadas no mês de março do próximo ano, conforme prevê a estatal.

A PLOA 2020 ainda precisará ser votada em sessão conjunta no Congresso, o próximo passo para que o texto passe a valer efetivamente será a sanção do presidente da república, Jair Bolsonaro.

Além da Ebserh, está previsto no orçamento recursos para concursos como o TCU, para os tribunais da Justiça Eleitoral, órgãos da Segurança, entre outros.

Vale ressaltar, que o texto não se trata de uma autorização para abertura destes concursos. A partir do momento que eles constam no projeto, caso seja sancionado, o governo reserva uma verba, mas a efetiva realização dos certames vai da necessidade de cada órgão e suas respectivas autorizações.

Vagas nos níveis médio e superior no concurso Ebserh

A Ebserh está com os preparativos adiantados para o seu próximo concursos, no mês de agosto a estatal iniciou o processo para a escolha da banca organizadora. As propostas das empreses interessadas foram recebidas até o dia 27 de agosto e a expectativa é que a empresa seja escolhida em breve.

O diretor de Gestão de Pessoas da empresa, Rodrigo Barbosa, confirmou que está previsto divulgar os editais até o fim de 2019. Caso os trâmites ocorram conforme previsto, as provas serão aplicadas no mês de março de 2020.

Serão publicados vários editais com uma oferta total de 2.250 vagas, sendo distribuídas entre cargos das áreas Assistencial, Médica e Administrativa. Três irão ter abrangência nacional, com vagas em vários hospitais do país, e outros três serão exclusivamente para o Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HF-UFU), em Minas Gerais.

O concurso nacional irá contar com um total de 1.363 vagas, sendo 448 vagas na área Médica, 800 vagas na área Assistencial e 115 vagas para a área Administrativa, cada uma com um edital.

Já o HC-UFU, terá 173 vagas na área Médica, 614 vagas na área Assistencial e 100 vagas para a área Administrativa.

Ambas as seleções irão contratar profissionais efetivos nos níveis médio, técnico e superior, além de formar cadastro reserva, de modo que mais pessoas possam ser convocadas durante o prazo de validade do certame. O número de candidatos convocados costuma exceder a oferta de vagas de caráter imediato.

Para o cargo de Técnico de Enfermagem em Uberlândia, Rodrigo Barbosa estima que sejam ofertadas 319 vagas. Porém, esse número poderá aumentar em 25%.

Distribuição das vagas em vários hospitais

A distribuição das vagas pelos hospitais da Rede Ebserh ainda não foi informada, para algumas regiões são esperadas ofertas atrativas, como é o caso das unidades do Rio de Janeiro, Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap) em Niterói e no Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG), na Tijuca.

Outras unidades destacadas pelo diretor de Gestão de Pessoas, por serem de grande porte e atenderem grande parte da população, deverão contar muitas vagas, sendo os hospitais do Maranhão e Paraná.

Além do Hospital de Uberlândia, todas as unidades contempladas no concurso são das seguintes localidades:

  • Rio de Janeiro/RJ, Niterói/RJ, Brasília/DF, São Carlos/SP, Belo Horizonte/MG, Uberaba/MG, São Luiz/MA, Teresina/PI, Fortaleza/CE, Araguaína/TO, Santa Cruz/RN, Natal/RN, Recife/PE, João Pessoa/PB, Petrolina/PE, Campina Grande/PB, Cajazeiras/PB, Aracaju/SE, Lagarto/SE, Salvador/BA, Maceió/AL, Goiânia/GO, Juiz de Fora/MG, Vitória/ES, Dourados/MS, Campo Grande/MS, Cuiabá/MT, Curitiba/PR, Florianópolis/SC, Santa Maria/RS, Pelotas/RS, Rio Grande/RS, Manaus/AM e Belém/PA.

Os candidatos interessados em pleitear uma das vagas do certame, podem se preparar tendo como referência o edital do concurso publicado em 2018, sob organização do Cebraspe. Os candidatos foram avaliados mediante provas objetivas e de títulos.

A prova objetiva foi composta por 100 questões, sendo 40 questões de Conhecimentos Básicos e 60 questões de Conhecimentos Específicos. Apenas para o cargo de Médico que a estrutura foi diferente, composta por 30 questões de Conhecimentos Básicos, 30 questões de Conhecimentos Complementares e 40 questões de Conhecimentos Específicos.

» Prepare-se para o concurso Ebserh + BÔNUS (GRÁTIS) «

Saiba mais sobre o Concurso Ebserh: SAIU EDITAL com oferta de 1.660 vagas!

Ganhe 5% de desconto na primeira compra!

Acompanhe nossas

redes sociais