Concurso ESA: Exército estuda o adiamento das provas para o mês de outubro!

Redator da Nova Concursos

icone calendario 17 ago 2020

Deve ser definido nos próximos dias pela Escola de Sargento das Armas, se irá aplicar as provas do concurso ESA no mês de agosto ou ser adiará novamente.

Provas do concurso ESA

Com a primeira etapa avaliativa prevista para o mês de agosto, a Escola de Sargento das Armas poderá mais uma vez adiar a realização das provas. Inclusive, a nova data já tem previsão e seria remarcada para o dia 04 de outubro de 2020.

Quer Receber Todas Oportunidades para Carreira Militar?

Receba em seu e-mail todas oportunidades para Concursos de Carreira Militar

O concurso ESA com oferta de 1.100 vagas, já teve as avaliações adiadas em virtude da pandemia da Covid-19, pois iria acontecer no dia 12 de julho e passou para o dia 30 de agosto de 2020.

O motivo do novo adiamento seria novamente em virtude da situação do Brasil, que ainda não se estabilizou totalmente para aplicação de uma prova a nível da ESA. Vale lembrar, que o certame é nacional e atrai muitos candidatos. No último ano, por exemplo, foram mais de 118.000 candidaturas confirmadas.

No decorrer do dia 17 de julho, e durante o final de semana, muitos perfis nas redes sociais voltadas para a preparação militar e cursos especializados na área confirmaram o adiamento. Entretanto, a ESA afirmou que falta uma decisão final.

De acordo com informações, o segundo adiamento está em discussão. Mas, ainda aguarda por uma informação oficial com a decisão da data. Prova disso é que a página oficial do concurso ESA ainda está com o cronograma atual, prevendo a realização das provas no mês de agosto.

Primeira etapa do concurso ESA é dividida em seis partes

Os participantes do concurso ESA serão avaliados por meio de diversas etapas, sendo a primeira composta por provas escritas, sendo objetiva e discursiva. Ambos os exames têm caráter eliminatório e classificatório.

Entretanto, essa prova pode ser dividida em até seis partes, conforme a função escolhida para concorrer, de acordo com a seguinte distribuição:

1ª parte: Prova de Matemática (12 questões para áreas Geral/Aviação e 08 questões para as áreas Música/Saúde);

2ª parte: Prova de Português (12 questões e 08 questões, respectivamente);

3ª parte: Prova de História e Geografia do Brasil (12 questões e 06 questões de cada disciplina para área Geral/Aviação e 08 questões e 04 questões de cada disciplina para as áreas de Música/Saúde);

4ª parte: Prova de Inglês (04 questões para área Geral/Aviação e 04 questões para as áreas de Música/Saúde);

5ª parte: Prova de Conhecimentos Específicos da área técnica de Enfermagem, na área de Saúde (12 questões) e Prova de Teoria Musical para a área de Música (12 questões);

6ª parte: Prova de Português (questão única discursiva/redação).

Para ser considerado aprovado na prova, o candidato deve obter, no mínimo, 50% de acertos do total das questões de cada uma das partes da prova, exceto a parte de Língua Inglesa, em que será preciso alcançar pelo menos 25% de acertos.

Já a prova de Redação, os candidatos precisam alcançar uma nota igual ou superior a 05 pontos para ser considerado aprovado. Os habilitados serão convocados para as próximas etapas avaliativas da seleção , que serão:

  • Avaliação de Títulos;
  • Exame de Habilitação Musical (para os candidatos da área de Música);
  • Investigação Social;
  • Exame de Aptidão Física Preliminar;
  • Revisão Médica;
  • Exame de Aptidão Física Definitivo;
  • Comprovação através da Heteroidentificação, para os candidatos que se autodeclararem pretos ou pardos no ato da inscrição.
Saiba mais sobre o Concurso ESA 2020: EDITAL oferta 1.100 vagas para o nível médio!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais