Pesquisar no blog

Concurso ESA: Iniciada escolha da banca que organizará provas!

Iago Almeida

icone calendario 11 jun 2021

Boa notícia concurseiros! A banca organizadora que vai organizar, realizar e executar as provas do concurso ESA (Escola de Sargento das Armas) já começou a ser escolhida. A seleção está ofertando 1.100 vagas para homens e mulheres.

Concurso ESA: banca começa a ser escolhida

A banca do concurso ESA 2021/2022 começou a ser escolhida, segundo aviso publicado no Diário Oficial da União, nesta sexta-feira (11).

“Comunicamos que o edital da licitação supracitada, publicada no D.O.U de 08/06/2021 foi alterado. Objeto: Pregão Eletrônico – Contratação de empresa especializada na realização de Concurso Público, para atender ao Concurso e Admissão à Escola de Sargentos das Armas 2021”, afirmou a publicação.

Segundo a publicação, o processo se dará por meio de pregão, que já está recebendo propostas. A abertura das propostas acontecerá no dia 24 de junho.

Como e quando serão as provas do concurso ESA?

As provas do concurso ESA estão previstas para aplicação no dia 03 de outubro. Elas serão em caráter eliminatório e classificatório.

O candidato responderá há várias questões na prova objetiva, que, inclusive, poderá ser dividida em até seis partes, sendo:

  • 1ª parte – Prova de Matemática (14questões para áreas Geral/Aviação e dez para as áreas Música/Saúde);
  • 2ª parte – Prova de Português (14 e dez questões, respectivamente);
  • 3ª parte – Prova de História e Geografia do Brasil (12 e seis questões de cada disciplina para área Geral/Aviação e oito e quatro questões de cada disciplina para as áreas de Música/Saúde);
  • 4ª parte – Prova de Inglês (dez questões objetivas para todas as Áreas);
  • 5ª parte – Prova de Conhecimentos Específicos da área técnica de Enfermagem, na área de Saúde (12 questões) e Prova de Teoria Musical para a área de Música (12);
  • 6ª parte – Prova de Português (questão única discursiva/redação).

A novidade, entretanto, fica por conta do aumento de questões nas disciplinas de Matemática e Inglês: nos anos anteriores eram apenas quatro e agora dez.

Para ser aprovado no exame, o candidato deverá atingir, no mínimo, 50% de acertos do total das questões de cada uma das partes da prova.

A exceção, porém, fica para a parte de Inglês, a qual será preciso alcançar pelo menos 25% de acertos.

Por outro lado, na redação, o candidato deverá alcançar nota igual ou superior a cinco para aprovação. As demais etapas serão:

  • avaliação de títulos;
  • exame de habilitação musical (para os candidatos da área de Música);
  • investigação social;
  • exame de aptidão física preliminar;
  • revisão médica;
  • exame de aptidão física definitivo;
  • comprovação através da heteroidentificação, para os candidatos que se autodeclararem pretos ou pardos no ato da inscrição.

Inscrições não foram reabertas

Quem estava esperando a reabertura de inscrições para o concurso, terá que esperar até o próximo ano para concorrer a uma vaga. Em comunicado oficial, a Escola de Sargento das Armas anunciou o cancelamento da reabertura.

“O EXÉRCITO BRASILEIRO, por meio do Departamento de Ensino e Cultura do Exército (DECEx), amparado na Lei nº 9.786, de 08 Fevereiro de 1999 – Lei do Ensino no Exército e suas alterações, e da Escola de Sargentos das Armas (ESA), resolve retificar o ATO EDITAL Nº 4/SCA, publicado na Seção 3 do DOU nº 97, de 25 de maio de 2021, em virtude de decisão constante no Agravo de Instrumento nº 1018508-74.2021.4.01.0000, PROCESSO REFERÊNCIA: 1001530-412021.4.01.3809, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, que deferiu o pedido de antecipação de tutela recursal, a fim de suspender os efeitos da decisão agravada, mantendo íntegro o edital inicialmente publicado pelo Exército Brasileiro (ATO EDITAL Nº 3/SCA, publicado na Seção 3 do DOU nº 62, de 5 de abril de 2021). Dessa forma, as inscrições não serão reabertas.”

Concurso ESA: vagas e salários

O concurso ESA será publicado com a oferta de 1.100 vagas, distribuídas entre as seguintes áreas:

  • Geral: 1.000 vagas, sendo 900 para candidatos do sexo masculino e 100 para o sexo feminino – Artilharia, Cavalaria, Comunicações, Infantaria, Intendência, Manutenção de Comunicações, Material Bélico (Manutenção de Armamento, Manutenção de Viatura Auto, Manutenção de Viatura Blindada, Mecânico Operador) e Topografia.
  • Música: 45 vagas – Clarineta em MIB/Clarineta em SIB, Flauta em Dó/ Flautim em Dó, Saxhorne Barítono em SIB/ Saxhorne Baixo em SIB, Saxofone em MIB/Saxofone em SIB, Tímpanos, Bombo, Pratos, Tarol e Caixa Surda, Trombone Tenor em SIB (de vara)/Trombone Baixo em SIB (de vara), Trompa em Fá, Trompete em MIB/SIB – Cornetim em SIB/Flueglhorne em SIB, Tuba em MIB/ Tuba em SIB.
  • Saúde: 55 vagas – Técnico em Enfermagem.

Vale lembrar que o salário inicial para a carreira é de R$ 3.825,00, para o posto de 3º Sargento. Acrescido dos adicionais militar e de especialização, faz a remuneração final chegar até R$ 5.049,00.

Saiba mais sobre o Concurso ESA 2025: Edital publicado. 1.100 vagas!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais