Pesquisar no blog

Concurso FUNAI 2018: Com carência de servidores MPF pede na justiça novo certame!

icone calendario 12 jul 2018

A Fundação Nacional do Índio (FUNAI) deverá realizar um novo concurso público em breve!

De acordo com dados do Ministério Público Federal do Tocantins, aproximadamente 65% dos cargos da FUNAI estão vagos, o que representa um déficit de mais de 3.600 vagas a serem preenchidas, das 5.614 existentes em sua estrutura.

MPF ajuizou pedido de novo certame

No mês de fevereiro de 2018, o Ministério Público Federal (MPF) ajuizou ação civil pública na Justiça Federal, para que a Fundação realize um novo concurso público e também a chamada dos 220 aprovados na seleção de 2016.

Segundo o MPF TO, o novo edital deve contar com 3.389 vagas, suprindo o déficit de pessoal da FUNAI!

A ação também pede que o órgão nomeie e dê posse a todos os candidatos aprovados no último concurso, até esgotar o número de vagas existentes. O último certame foi realizado em 2016 e as nomeações já vêm acontecendo.

Previsão do edital

O MPF TO incluiu a União no polo passivo da ação, devido a necessidade de recursos para a reestruturação da FUNAI, assim como a garantia da proteção constitucional prevista às comunidades indígenas.

Essa inclusão pode ser decisiva para que a FUNAI obtenha autorização do novo concurso. São grandes as chances de que o certame aconteça no segundo semestre de 2018!

Déficit de servidores na FUNAI

Mesmo que o órgão nomeie os 220 candidatos aprovados no concurso de 2016, ainda assim com as 2.225 vagas ocupadas o órgão operaria com um déficit de aproximadamente 40% no quadro de servidores.

Em nota, o MPF disse que “a carência de recursos humanos é um dos maiores problemas que hoje atinge a concretização da política indigenista brasileira. Simplesmente não há servidores suficientes para enfrentar toda a demanda de serviço. Tal situação é ofensiva à lei, e precisa ser corrigida para que o Estado continue a garantir a proteção dos povos indígenas”.

Último concurso FUNAI

A expectativa é de que o novo certame ofereça oportunidades para os mesmos cargos do último concurso, realizado em 2016. Na ocasião foram oferecidas 202 vagas para o cargo de Indigenista Especializado, 7 para o cargo de Engenheiro, 5 para o cargo de Engenheiro Agrônomo e 6 para Contador.

Os salários iniciais oferecidos chegaram a até R$ 6.330,31. Os aprovados foram lotados nas unidades descentralizadas da Funai, sediadas em capitais e interiores, preferencialmente nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Rondônia e Roraima.

Nova Concursos  tem ajudado há mais de 10 anos quem quer vencer a batalha do concurso público. Se você quer aumentar suas chances de passar, conheça nossos materiais acessando nosso site!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais