Concurso FUNAI: Instituição publica edital de remoção de servidores!

Redator da Nova Concursos

icone calendario 16 nov 2020

Esperando pela autorização para realizar o novo concurso FUNAI (Fundação Nacional do Índio), órgão inicia processo de remoção interna de servidores, o que pode ser favorável para o novo edital.

No último certame, os candidatos foram avaliados por provas objetivas e discursivas. ⇒ Confira ⇐

Remoção de servidores na FUNAI

Foi divulgado no Diário Oficial da União, o edital do 3º concurso de remoção da FUNAI. O certame tem o objetivo de realocar servidores, ou seja, movimentá-los dentro da estrutura da própria instituição.

Quer Receber Todas Movimentações de Concursos Federais?

Receba em seu e-mail todas oportunidades de Concursos Federais

Os servidores da Fundação Nacional do Índio que queiram mudar de unidade podem se inscrever por meio de formulário eletrônico, disponibilizado na intranet da autarquia. O prazo vai no período de 20 de novembro a 03 de dezembro de 2020.

Podem participar profissionais dos três níveis de carreiras: Auxiliar, Intermediário e Superior. No primeiro caso, os ocupantes desses cargos só poderão ser removidos para as Coordenações de Frente de Proteção Etnoambiental (CFPE).

O certame interno de remoção do órgão não tem, necessariamente, uma relação direta com o concurso FUNAI 2021, que aguarda autorização do Ministério da Economia.

É que, de modo geral, as seleções de remoção interna costumam preceder a nomeação de novos concursados, aprovados em concurso público . Isso acontece em diversos órgãos.

E como a Fundação Nacional do Índio não tem outro edital vigente no momento, as vagas que sobrarem da seleção interna de remoção só poderão ser preenchidas após um novo concurso FUNAI.

Portanto, o novo edital de remoção poderia ser um indicativo de que as movimentações internas rumo ao próximo concurso FUNAI 2021 estão sendo realizadas.

A FUNAI, desde o último certame , aberto no ano de 2016, já realizou três seleções de remoção interna. As vagas não preenchidas, bem como as decorrentes da mudança de lotação dos servidores, ficam disponíveis para serem ofertadas aos candidatos nomeados no concurso FUNAI.

Concurso FUNAI projeta edital no primeiro semestre

A FUNAI encaminhou no mês de maio, ao Governo Federal, um pedido de certame com o objetivo de preencher mais de 800 vagas. De acordo com a nota da própria autarquia, se aprovado, o edital poderá ser publicado ainda no primeiro semestre de 2021.

Por enquanto, o concurso FUNAI aguarda o aval do Ministério da Economia. Mas a Fundação Nacional do Índio parece estar preparada para divulgar o edital assim que houver autorização.

O presidente do órgão, Marcelo Augusto Xavier, falou a respeito em entrevista ao programa Brasil em Pauta, da TV Brasil. Na conversa, ele confirmou a espera pelo edital e disse ainda que haverá cotas para candidatos indígenas.

“Estamos pedindo um concurso com aproximadamente 820 vagas, que depende só de autorização do Ministério da Economia. E uma novidade: eu quero colocar neste concurso cotas para os indígenas”.

O representante não entrou em detalhes sobre como estão os trâmites do pedido, e o Ministério da Economia também não divulga essas informações.

Saiba mais sobre o Concurso FUNAI: Órgão solicita 826 vagas; edital pode ser publicado em junho de 2021!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais