Pesquisar no blog

Concurso Guarda de Palmas – TO: Banca do certame é revelada!

icone calendario 23 jan 2020

A banca organizadora do próximo concurso Guarda de Palmas – TO, já está definida. Dessa maneira, a divulgação do edital está cada vez mais próxima!

Banca organizadora do concurso Guarda de Palmas – TO

Foi divulgada no Diário Oficial, uma dispensa de licitação para a seleção da banca organizadora do concurso Guarda de Palmas, município de Tocantins. Mediante isso, a divulgação do edital está mais próxima.

A banca organizadora que será responsável pela execução do certame, é a Fundação Vunesp. A empresa é conhecida por organizar os concursos da Polícia Civil de São Paulo, Tribunal de Justiça, Cetesb, Prefeitura de São Paulo, entre outros.

A definição da banca organizadora já tinha sido anunciada no mês de dezembro. Porém, só agora que foi oficializada no Diário Oficial de Tocantins.

Vale ressaltar, que existem 412 vagas disponíveis no quadro de servidores da GMP. Entretanto, só foram autorizadas 50 vagas de caráter imediato, mais formação de cadastro reserva.

O certame foi tema de discussão na Câmara Municipal de Palmas. Em sessão realizada no ano passado, os vereadores cobraram a realização do concurso da Guarda Metropolitana de Palmas.

Segundo informações veiculadas no site da Câmara, os vereadores demonstraram preocupação quanto à segurança pública da cidade.

Em seu discurso o vereador Juscelino Rodrigues (PTC) solicitou a realização da seleção. “O concurso foi anunciado em fevereiro e até agora não foi publicado edital. É um concurso esperado pela sociedade. Não poderia deixar de fazer essa cobrança, pois nossa Guarda é antiga, com pouco mais de 180 homens que trabalham para resguardar o patrimônio público e atuar também na repreensão ao crime”, informou o vereador.

O concurso Guarda de Palmas – TO, foi autorizado no dia 28 de fevereiro de 2019. O decreto nº 1.705, que autoriza a realização do concurso, foi assinado pela Prefeita, Cinthia Ribeiro, durante evento de comemoração dos 26 anos da Guarda Metropolitana de Palmas. A iniciativa se deu pela necessidade de recompor o quadro, já que um novo concurso não é realizado há 11 anos.

Último concurso Guarda de Palmas – TO

O último concurso Guarda de Palmas – TO, teve seu edital divulgado no ano de 2007. Na ocasião, foram ofertadas 100 vagas para o cargo de Guarda Metropolitano, sendo 90 vagas para o sexo masculino e 10 vagas para o sexo feminino.

A avaliação dos candidatos foi por meio de seis etapas, sendo elas:

  • Prova objetiva (eliminatório e classificatório);
  • Avaliação médica (eliminatório);
  • Teste de aptidão física (eliminatório);
  • Avaliação psicológica (eliminatório);
  • Investigação social da vida pregressa (eliminatório);
  • Curso de Formação de Guarda Metropolitano (eliminatório e classificatório).

A prova objetiva foi composta por 50 questões, tendo o valor total de 100 pontos, valendo 02 pontos cada questão, contendo 05 respostas objetivas de múltipla escolha, contendo apenas uma alternativa correta. As disciplinas englobadas foram:

  • Língua Portuguesa: 20 questões;
  • Matemática: 06 questões;
  • Geografia do Tocantins: 07 questões;
  • História do Tocantins: 07 questões;
  • Conhecimento Específico: 10 questões.

De acordo com informações do edital de 2007, os principais requisitos para investidura no cargo foram os seguintes:

  • Ter idade mínima de 18 anos e máxima de 45 anos;
  • Ter altura mínima 1,65 m para o sexo masculino e 1,60 m para o sexo feminino;
  • Ter concluído o Ensino Médio.

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais