Concurso Guarda de Palmas – TO: Publicação do edital depende do fim da pandemia!

Redator da Nova Concursos

icone calendario 03 ago 2020

O edital do novo concurso Guarda de Palmas, no estado do Tocantins, depende do fim da pandemia da Covid-19 para ser divulgado.

Quer Receber Todas Oportunidades para o Estado do Tocantins?

Receba em seu e-mail todas oportunidades de Concursos para o Estado do Tocantins

Publicação do edital do concurso Guarda de Palmas – TO

O edital do próximo concurso Guarda de Palmas, no estado do Tocantins, depende do fim da pandemia da Covid-19 para ser divulgado. A informação é do Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia (IVM), órgão vinculado ao governo municipal e responsável pelo certame.

A seleção chegou a estar prevista para o mês de março de 2020, após a prefeita de Palmas/TO, Cinthia Ribeiro, assinar o contrato com a banca organizadora, a Fundação Vunesp. Entretanto, conforme o Instituto 20 de Maio, a previsão passada estava sujeita a imprevistos.

“Como de fato ocorreu, é evidente que, no momento, não há como prever uma nova data de publicação”, informa o órgão.

Ainda de acordo com o Instituto, conforme o decreto de calamidade pública do município, os esforços agora estão concentrados na proteção de vidas, “sendo de grande interesse do município de Palmas, atuar com ações efetivas na coordenação de políticas públicas responsáveis frente a um cenário epidemiológico preocupante e crescente”.

Sendo assim, o edital do concurso Guarda de Palmas – TO terá que aguardar o fim ou o controle da pandemia da Covid-19 no Brasil, para ser divulgado.

Ao todo, o concurso Guarda de Palmas – TO irá ofertar 50 vagas de caráter imediato, mais 50 vagas para formação de cadastro reserva, na carreira de Guarda Municipal. Segundo informações da Prefeitura de Palmas, as inscrições serão abertas para homens e mulheres, que tenham concluído o nível médio e tenham idades entre 18 anos e 45 anos.

Ainda conforme a prefeitura, os candidatos serão avaliados pelas seguintes etapas:

  • Prova Objetiva;
  • Exame Físico;
  • Avaliação Psicológica;
  • Avaliação Médica;
  • Idoneidade Moral;
  • Curso de Formação, com carga horária prevista de 728 horas/aulas.

Déficit de servidores na Guarda de Palmas – TO

A Guarda Metropolitana de Palmas vê seu déficit de servidores aumentar desde o ano de 2007, quando realizou seu último concurso . Segundo os dados da prefeitura, faltam 412 guardas no município.

Dessa maneira, é esperado que o cadastro de reserva do concurso Guarda de Palmas – TO seja utilizado ao longo do prazo de validade. De acordo com a ex-secretária de Segurança e Mobilidade Urbana, Welere Barbosa, o certame iria renovar 25% do efetivo.

“Muitos dos nossos guardas já estão com tempo de serviço para aposentadoria, e, além de recompor o quadro, esse certame representa um fortalecimento na instituição, pois possibilita a implementação desse projeto de segurança pública de qualidade à serviço da população”, relatou a ex-titular da pasta.

O edital do último concurso Guarda de Palmas – TO ofertou 100 vagas para guardas, sendo 90 vagas para homens e 10 vagas para mulheres. Os participantes foram avaliados por meio de: provas objetivas, avaliação médica, Teste de Aptidão Física (TAF), avaliação psicológica, investigação social e curso de formação.

Na primeira fase, a prova objetiva foi composta pelas seguintes disciplinas: Língua Portuguesa, Matemática, Geografia e História do Tocantins e Conhecimentos Específicos.

Saiba mais sobre o Concurso Guarda de Palmas - TO: Edital será publicado após o fim da pandemia!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais