Compartilhar:

Concurso Guarda de Sorocaba – SP: Definida a banca organizadora!

icone calendario 28 ago 2019

O Concurso Guarda de Sorocaba SP, teve sua banca organizadora definida. A Prefeitura, contratou a Fundação Vunesp, para a ser a responsável nas inscrições e aplicações das provas objetivas do concurso.

A escolha da banca, foi feita através de dispensa de licitação para “realização do processo seletivo para o cargo de guarda civil municipal (masculino e feminino)”. O contrato da Vunesp, como responsável, foi retificado pelos secretários de Segurança, Recursos Humanos e da Cidadania e Participação Popular.

Com a banca definida, a próxima etapa do concurso é a publicação do edital. Segundo informações da Assessoria de Imprensa do Município, a expectativa era divulgar o edital no segundo semestre. A partir da contratação da banca, esses processos referentes ao edital, podem ser agilizados.

Número de vagas ofertadas no concurso Guarda de Sorocaba SP

Segundo o vereador, Fausto Peres, o concurso Guarda Municipal de Sorocaba, terá oferta de 50 vagas. Além disso, o parlamentar, enviou um requerimento para a prefeitura sobre a probabilidade de colocar um Guarda em cada escola no ensino municipal.

Em resposta, Flávio Chaves, secretário de Relações Institucionais e Metropolitanas, revelou que a cidade abrirá um novo concurso para novos Guardas, ofertando 50 vagas.

Vale ressaltar, que no requerimento enviado, é mencionado que somente seria possível colocar um Guarda em cada escola no município se contivesse 700 servidores disponíveis.

A contratação é feita por regime estatuário, o que garante estabilidade ao servidor.

Atualmente, há somente 340 Guardas Municipais em Sorocaba

O órgão, atualmente, possui 402 agentes, porém 31 estão afastados por motivo de saúde e 33 estão fora da Guarda Civil Municipal. Com isso, no total tem apenas 340 Guardas Municipais atuando no Município.

Metade dos agentes, trabalha 24h por dia, outros 50% ficam responsáveis pela proteção dos serviços públicos municipais, como o Conselho Tutelar. Segundo informações do vereador, Fausto Peres, a Guarda de Sorocaba SP, atende em média, cerca de 5 mil telefonemas por mês.

Último concurso Guarda de Sorocaba SP

O último concurso, ocorreu em 2011, com oferta de 60 vagas, sendo 50 para homens e 10 para mulheres. A banca organizadora também foi a Fundação Vunesp.

Os candidatos foram submetidos a provas objetivas, sendo cobrado os conhecimentos em: Língua Portuguesa, Matemática, Atualidades, Noções de Informática e Legislação.

Além da etapa da prova objetiva, os candidatos também realizaram outras etapas, sendo uma aferição de altura, teste de aptidão física, avaliação psicológica e exame de saúde.

O requisito para participar do concurso, era preciso obter nível fundamental completo e uma altura de 1,59m. O prazo de validade do concurso foi de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período.

Ganhe 5% de desconto na primeira compra!

Acompanhe nossas

redes sociais