Concurso Guarda Distrital: PL pode gerar 2 mil vagas para o nível médio!

Redator da Nova Concursos

icone calendario 11 mar 2020

Foi encaminhado pela Secretaria de Segurança ao governo do Distrito Federal, o Projeto de Lei para a criação do concurso Guarda Distrital com 2.000 vagas.

Criação do concurso Guarda Distrital

O concurso Guarda Distrital está cada vez mais próximo. A SSP-DF (Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal), encaminhou ao governo do Distrito Federal no dia 10 de março, a proposta de um Projeto de Lei para a criação da nova corporação.

A Guarda Civil Distrital terá que abrir concursos para compor seu quadro que, conforme previsto no PL, contará com 2.000 cargos. Para pleitear a uma vaga, será necessário o interessado ter apenas o ensino médio completo.

De acordo com a proposta encaminhada ao governo do Distrito Federal, a remuneração inicial prevista para a função de Guarda Distrital é de R$ 2.500,00. Os ganhos ainda poderão chegar a R$ 6.300,00 no final da carreira.

As regras para progressão funcional serão estabelecidas posteriormente, em regulamento específico. As informações foram passadas pela Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal, e pela Agência Brasília.

A carga horária do cargo será de 40 horas semanais e serão submetidos ao regime jurídico dos servidores públicos civis, tendo como base o Estatuto das Guardas Municipais (Lei Federal n° 13.022/2014).

Vale ressaltar, que as 2.000 vagas previstas para criação do quadro da Guarda Distrital não serão, necessariamente, todas preenchidas de uma só vez. Quando a nova corporação for criada, a Pasta da Segurança poderá preencher os cargos gradualmente.

Podendo ser com a abertura de um concurso público ao longo dos próximos anos, ou formando um cadastro de reserva para convocar os candidatos aprovados durante a validade dos resultados do primeiro edital. Isso irá depender da disponibilidade orçamentária da secretaria.

Atribuições do Guarda Distrital

As atribuições previstas no Projeto de Lei para o cargo de Guarda Distrital englobam vigilância e guarda, diurna e noturna, de locais públicos (abertos ou fechados), preservando o patrimônio e o bem-estar da população.

Os profissionais também serão preparados para prestação de socorro e salvamento, em casos de emergência. Além de integrarem o trabalho das forças de segurança em situações de calamidade pública.

A função da Guarda Distrital será a proteção patrimonial de monumentos e edificações públicas da capital federal. Dessa maneira, o governo pretende desafogar policiais militares, que atualmente fazem esse serviço.

O objetivo é que esses profissionais da Polícia Militar voltem a realizar funções tipicamente policiais, como o policiamento ostensivo. A Guarda Distrital será armada e uniformizada.

Conforme informações transmitidas pela Agência Brasília, é previsto no texto o ingresso dos guardas civis distritais através de concurso público composto por cinco etapas avaliativas, sendo elas:

  • Prova Objetiva;
  • Teste Físico;
  • Avaliação Psicológica;
  • Comprovação de Idoneidade e Boa Conduta;
  • Curso de Formação.

Mais informações sobre as regras e etapas do certame serão reveladas somente no edital de abertura. O governo do Distrito Federal, irá precisar avaliar a proposta recebida da Secretaria de Segurança e encaminhá-la à Câmara.

Somente após a aprovação e sanção do texto, a SSP-DF poderá dar início aos preparativos para divulgar o edital de abertura do certame.

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais