Concurso IBAMA: Órgão terá deficit de 3 mil vagas em 2021; novo edital é urgente!

Redator da Nova Concursos

icone calendario 23 out 2020

Sem a realização de um novo concurso IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais), órgão tem deficit crescente de servidores. Novo edital é urgente para renovar o quadro!

Deficit de servidores no IBAMA

Enquanto um novo concurso IBAMA não é realizado, o deficit de servidores efetivos tem aumentado no quadro da autarquia. Conforme dados do próprio órgão, é apontado que o número de vacâncias já chegou a 2.821 cargos.

Quer Receber Todas as Novidades do IBAMA?

Receba em seu e-mail todas as movimentações do Concurso do IBAMA

A falta de pessoal só aumenta a cada mês e já teve uma mudança significativa desde o ano de 2019, quando eram pouco mais de 2.000 cargos vagos. O número atualizado é da área de Gestão de Carreira e Desempenho de Pessoal.

Mas não para por aí. Para o ano de 2021, caso não seja realizado um novo concurso IBAMA, o número pode superar os 3.000 cargos vagos.

A projeção é do Raint (Relatório Anual de Atividades de Auditoria Interna do Ibama), de 2019. O mesmo documento aponta que em 2020, pela primeira vez, o número de cargos vagos desocupados é maior que o número de cargos ocupados.

Dos anos de 2012 até 2019, aproximadamente 1.008 servidores técnicos administrativos deixaram o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais, seja por aposentadorias, exonerações ou outras vacâncias.

Paralelamente isso, estudos do próprio IBAMA apontaram que a evolução do quantitativo de contratos terceirizados da área administrativa vem aumentando. Ainda assim, não na mesma proporção da redução de servidores efetivos.

Nova-ibama

Cobrança da realização do concurso IBAMA

Conforme a previsão, a pauta dos concursos públicos para órgãos ambientais não ficou de fora da audiência pública sobre o Fundo do Clima, convocado pelo ministro Luís Roberto Barroso, no STF (Supremo Tribunal Federal). Autoridades representando o IBAMA deram a palavra sobre a necessidade de novos servidores.

“O IBAMA trabalha no limite de sua capacidade e de suas atribuições, onde só consegue cobrar 1% das multas autuadas por danos ambientais”.

A declaração é do presidente do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais), Eduardo Fortunato Bim. Ele falou sobre os esforços e as dificuldades que o órgão tem enfrentado para atuar na fiscalização e na autuação de crimes ambientais.

Foi negado pelo presidente que haja uma política de desmonte do sistema de fiscalização, com perseguição e demissão de funcionários. Mas, destacou que o instituto tem uma perda histórica de servidores desde o ano de 2010.

Essa defasagem cada vez maior de pessoal, como vem sendo noticiado há anos, contribui para a queda nas autuações das infrações ambientais e no ressarcimento das multas aplicadas.

O diretor de Criação e Manejo de Unidades de Conservação do ICMBio , Marcos de Castro Simnovic, também relatou que o instituto é mais um órgão ambiental que sofre com a falta de servidores.

Foi lembrado pelo diretor, que o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, criado no ano de 2007, não tem concurso ICMBio desde 2015. A solução tem sido buscar ferramentas e tecnologia para ajudar na conservação das unidades.

Ainda foi destacado por Castro, com o quadro defasado, o órgão precisa gerir e proteger suas 334 unidades de conservação distribuídas em 171 milhões de hectares. Sendo 92 milhões deles em santuários marítimos como Fernando de Noronha, Abrolhos e Atol das Rocas.

A audiência que debate a crise ambiental e climática no Brasil foi iniciada no dia 21 de setembro, no STF (Supremo Tribunal Federal) e teve andamento no dia 22 de setembro.

O evento foi convocado após quatro partidos (Rede, PSOL, PSB e PT) entrarem com uma ação devido à pausa do funcionamento do Fundo Nacional sobre Mudança do Clima (Fundo do Clima). O debate reuniu integrantes do Governo Federal, organizações da sociedade civil, institutos de pesquisa, acadêmicos e empresários.

Saiba mais sobre o Concurso IBAMA: Órgão solicita 2.311 vagas ao Ministério da Economia!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais