Concurso IBAMA: Novo edital está em estudo no Ministério do Meio Ambiente!

Redator da Nova Concursos

icone calendario 20 ago 2020

Após as declarações do vice-presidente da República, Hamilton Mourão, o concurso IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais) volta a ser pauta, e edital está em estudo no Ministério do Meio Ambiente.

Edital do concurso IBAMA está em estudo

Sem contratações efetivas desde o ano de 2016, o novo concurso IBAMA voltou a ser pauta nas últimas semanas após o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, declarar o desejo de mais agentes para órgãos fiscalizadores do meio ambiente.

Além do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, Hamilton Mourão, que também é presidente do Conselho Nacional da Amazônia Legal, confirmou que serão realizados estudos que podem resultar na reposição dos quadros do INCRA, ICMBio e FUNAI.

Quer Receber Todas as Novidades do IBAMA?

Receba em seu e-mail todas as movimentações do Concurso do IBAMA

Entretanto, antes de divulgar o edital de abertura, o órgão depende de um estudo que será realizado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), a quem é vinculado.

O Ministério do Meio Ambiente, junto com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a quem é vinculado o INCRA, e o Ministério da Justiça e Segurança Pública, a quem é vinculado a FUNAI, vai avaliar as alternativas que irão permitir essas contratações, tendo em vista as restrições orçamentárias.

Dados do ano passado, apontavam que o IBAMA já tinha mais de 2.000 cargos vagos em seu quadro de pessoal efetivo. Atualmente, esse número já pode ter aumentado em razão de aposentadorias e outras vacâncias.

O próprio vice-presidente, Hamilton Mourão, admitiu que, junto com o ICMBio, o IBAMA atua com menos da metade do quadro. Em 2019, o órgão encaminhou ao Governo Federal um pedido de autorização de concurso público que previa um número próximo do déficit da época, em cargos de níveis médio e superior.

Em 2020, o IBAMA encaminhou ao Ministério da Economia, assim como diversos órgãos federais, a solicitação do preenchimento de vagas em seu quadro de servidores.

Ao todo, foram solicitadas 2.311 vagas para a próxima seleção do órgão, sendo 1.005 vagas para o cargo de Técnico Administrativo, 970 vagas para a função de Analista Ambiental e 336 vagas para a carreira de Analista Administrativo.

Nova-Ibama

Mourão deseja tirar Forças Armadas do combate ao desmatamento

Enquanto o concurso IBAMA e de outros órgãos não são realizados, uma das medidas que o Governo Federal adota para tentar manter a fiscalização é a Operação Verde Brasil Verde 2, que consiste na atuação de militares no combate ao desmatamento. Recentemente, a permanência das Forças Armadas na atividade foi prorrogada até o mês de novembro.

Foi afirmado pelo vice-presidente da República, Hamilton Mourão, que pretende retirar os militares dessas atividades que não são compatíveis na Amazônia. Mas defende que eles, por ora, continuem atuando na logística e na segurança de agentes do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e do IBAMA.

Agora, a proposta de Mourão, é fortalecer os órgãos federais de controle ambiental para, assim, liberar os militares de ações contínuas de combate ao desmatamento, incêndios e outros crimes contra o meio ambiente. As declarações foram concedidas na segunda reunião do Conselho Nacional da Amazônia Legal, que Mourão preside.

Na ocasião, foi apontado pelo vice-presidente, que seriam estudadas as alternativas para a realização de concursos no IBAMA, ICMBio, FUNAI e INCRA.

“Precisamos ter um planejamento para recuperar a capacidade operacional dos órgãos de fiscalização federais que perderam pessoal que se aposentou, e que estão com seus efetivos reduzidos. Precisamos aumentar a capacidade deles de modo a liberarmos as Forças Armadas do emprego de atividades constantes que não são suas atividades precípuas”, informou Hamilton Mourão.

Saiba mais sobre o Concurso IBAMA: Órgão solicita 2.311 vagas ao Ministério da Economia!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais