Concurso IBGE: Edital com 208 mil vagas será informado em coletiva!

Redator da Nova Concursos

icone calendario 03 mar 2020

O novo concurso IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) com mais de 208 mil vagas temporárias, será anunciado nos próximos dias em coletiva.

Anuncio do edital do concurso IBGE

O edital do concurso IBGE 2020, com mais de 208 mil vagas temporárias, será anunciado pelo órgão nos próximos dias. O anúncio irá ocorrer durante uma coletiva, que será realizado pelo próprio instituto.

No dia 03 de março, o IBGE revelou que todas as informações oficiais sobre a seleção, que visa ao Censo Demográfico 2020, serão concedidas em uma entrevista coletivo, a ser anunciada pelo instituto em breve.

No anúncio, a data oficial de divulgação do edital será informada. Segundo informações, os editais estão previstos para o mês de março, assim como informou o órgão, no dia 11 de fevereiro, quando anunciou que os documentos seriam publicados no início de março.

Uma das últimas pendências para a abertura do certame, teve sua conclusão no dia 21 de fevereiro. Na época, o contrato entre o IBGE e o Cebraspe, banca organizadora, foi publicado. Ao todo serão ofertadas 208.695 vagas temporárias, distribuídas da seguinte maneira:

  • Nível Fundamental: Recenseador (180.557 vagas);
  • Nível Médio: Agente Censitário Municipal (5.462 vagas) e Agente Censitário Supervisor (22.676 vagas).

Os candidatos aprovados irão atuar no Censo Demográfico 2020, em todo o Brasil. Segundo informações do projeto básico do edital, os contratos dos Agentes terão duração de cinco meses, enquanto o Recenseador irá atuar, inicialmente, por três meses.

Provas do concurso IBGE

As provas objetivas do concurso IBGE serão aplicadas, simultaneamente, em 4.612 municípios para os Agentes, e em 5.569 cidades para o cargo de Recenseador. As avaliações irão ocorrer em 26 estados, além do Distrito Federal. As disciplinas englobadas serão:

Recenseador (50 questões)

  • Língua Portuguesa: 10 questões;
  • Ética no Serviço Público: 05 questões;
  • Matemática: 10 questões;
  • Conhecimentos Técnicos: 25 questões.

Agentes (60 questões)

  • Língua Portuguesa: 10 questões;
  • Raciocínio Lógico Quantitativo: 10 questões;
  • Ética no Serviço Público: 05 questões;
  • Noções de Administração/Situações Gerenciais: 15 questões;
  • Conhecimentos Técnicos: 20 questões.

A banca organizadora Cebraspe, costuma aplicar provas do tipo CERTO ou ERRADO, em que cada questão só possui estas opções e, caso assinalada incorretamente, anula uma questão certa no gabarito final. Porém, o projeto do edital traz uma novidade.

De acordo com informações do documento, as provas objetivas serão compostas por perguntadas de múltipla escolha, sendo cada questão com cinco opções e somente uma correta. Dessa maneira, o modelo de avaliação do Cebraspe, do tipo uma certa e uma errada, não deverá ser aplicado.

» Prepare-se para o concurso IBGE + BÔNUS (GRÁTIS) «

Saiba mais sobre o Concurso IBGE: EDITAL com oferta mais de 208 mil vagas sairá em 2021!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais