Pesquisar no blog

Concurso IBGE: Edital com mais de 208 mil vagas segue confirmado para 2021!

icone calendario 19 fev 2021

O concurso IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) para efetivos não deve ocorrer em 2021, mas os editais para temporários seguem confirmados, com mais de 208 mil vagas.

Concurso IBGE temporários está confirmado para 2021

Foi informado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, que não solicitou ao Ministério da Economia um novo concurso IBGE 2021, com vagas para efetivos.

A confirmação foi passada pelo próprio órgão, que informou: “O IBGE não solicitou concurso para efetivos para 2021, em função de restrição orçamentária e, em especial, da suspensão determinada pela Lei 173/2020”.

Dessa maneira, para o ano que vem, serão ofertadas apenas vagas temporárias. Isso porque, os editais destinados à realização do Censo Demográfico seguem confirmados.

Em 2020, o IBGE chegou a publicar o edital e abrir as inscrições para temporários. Entretanto, devido à pandemia da Covid-19, o certame foi adiado para o ano de 2021. De acordo com o órgão, o concurso não deve ter mudanças em relação ao número de vagas e estrutura das provas.

Além da seleção que foi suspensa, com mais de 200 mil vagas, mais dois editais para temporários, que estavam previstos para 2020, também foram adiados e só serão divulgados em 2021.

“O que mudou foi a data de realização do Censo. O quantitativo de vagas deve permanecer o mesmo. Todos os processos seletivos previstos para a operação serão realizados no ano do Censo”.

Com o Censo Demográfico adiado para o ano de 2021, os processos serão abertos novamente no próximo ano. O certame suspenso oferta 208.695 vagas temporárias, distribuídas da seguinte forma:

  • Recenseador (nível fundamental): 180.557 vagas;
  • Agente Censitário Municipal (nível médio): 5.462 vagas;
  • Agente Censitário Supervisor (nível médio): 22.676 vagas.

No Censo Demográfico, são visitados todos os domicílios do Brasil. Os recenseadores, que contavam com mais de 180 mil vagas, iriam coletar as informações através de uma entrevista direta. O contrato dos agentes teria duração de cinco meses, enquanto o recenseador iria trabalhar, inicialmente, por três meses.

Além deste, o IBGE tinha mais dois editais previstos. O primeiro deles já estava autorizado pelo Ministério da Economia e teria 192 vagas para os seguintes cargos: Agente Censitário de Pesquisa por Telefone (180 vagas) e Supervisor Censitário de Pesquisa e Codificação (12 vagas).

O segundo seria para o cargo de Codificador, que deve sair apenas no final de 2021, após a conclusão do Censo Demográfico.

“Os codificadores nos ajudam na consolidação dos dados que foram coletados na pesquisa. Esse (edital) a expectativa de entrada é lá para novembro, depois que o Censo já estiver concluído”, informou o coordenador de Recursos Humanos do IBGE, Bruno Malheiros, antes da suspensão dos concursos em 2020.

Etapas avaliativas do concurso IBGE temporários

O IBGE chegou a abrir as inscrições para o Censo Demográfico em 2020. Antes da pandemia, o edital contava com 208.695 vagas temporárias. Com o adiamento do concurso devido à pandemia, o número de oportunidades em 2021 não deve mudar, assim como as etapas do certame .

Caso a pandemia seja controlada, as provas objetivas do concurso IBGE devem ser realizadas no primeiro semestre de 2021, possivelmente no mês de maio, como estava previsto este ano.

Os exames serão realizados nos 26 estados, além do Distrito Federal. Já as provas devem seguir com o mesmo número de questões e disciplinas, sendo elas:

Recenseador (50 questões)

  • Língua Portuguesa (10 questões);
  • Ética no Serviço Público (5 questões);
  • Matemática (10 questões);
  • Conhecimentos técnicos (25 questões).

Agentes (60 questões)

  • Língua Portuguesa (10 questões);
  • Raciocínio Lógico Quantitativo (10 questões);
  • Ética no Serviço Público (5 questões);
  • Noções de Administração/Situações Gerenciais (15 questões);
  • Conhecimentos Técnicos (20 questões).
Saiba mais sobre o Concurso IBGE 2024: Edital publicado. 895 vagas de níveis médio e superior!

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais