Pesquisar no blog

Concurso INSS: Calendário das próximas atividades é retificado!

icone calendario 18 jun 2020

O concurso INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) destinado para aposentados e militares, retificou o calendário das próximas etapas. Assinatura do termo de adesão é prevista para junho.

Retificação do calendário do concurso INSS

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), por meio de sua comissão organizadora, decidiu retificar o cronograma do concurso INSS 2020, processo seletivo para aposentados e militares.

A decisão foi divulgada através de uma publicação de um edital no Diário Oficial da União, no dia 16 de junho. O documento altera o calendário das próximas atividades, previstas no edital nº 3/CO, de 28 de maio de 2020, referente à convocação para assinaturas dos termos de adesão aos contratos dos grupos E.1, E.2 e G.1 a G.8.

Os candidatos habilitados desses grupos já haviam sido convocados para assinatura dos termos de adesão no início do mês de junho, após a homologação do resultado, que aconteceu no dia 29 de maio. Mas, com a mudança, os candidatos aprovados deverão comparecer nas seguintes datas:

Prazos Exclusivos dos Grupos E.1 e E.2

  • Assinatura do termo de adesão ao contrato (reabertura): 15 de junho a 26 de junho de 2020;
  • Início das Atividades dos novos contratados: 29 de junho de 2020.

Prazos Exclusivos dos Grupos G.1 a G.8

  • Assinatura do termo de adesão ao contrato (1ª chamada): 10 de junho a 17 de junho;
  • Assinatura do termo de adesão ao contrato (2ª chamada): 18 de junho a 19 de junho;
  • Assinatura do termo de adesão ao contrato (3ª chamada): 22 de junho a 23 de junho;
  • Assinatura do termo de adesão ao contrato (vagas remanejadas, nos termos do item 14.2 do Edital): 24 de junho a 29 de junho de 2020;
  • Início das atividades dos contratados em 1ª e 2ª chamada: 22 de junho de 2020;
  • Início das atividades dos contratados em 3ª chamada e em vagas remanejadas: 29 de junho de 2020.

A seleção recebeu mais de 17.000 candidatos inscritos. De acordo com o INSS, foram selecionados 1.969 militares inativos, 1.900 aposentados da carreira do seguro social e 1.461 aposentados das demais áreas do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS).

Os candidatos habilitados irão atuar na autarquia, na Perícia Médica Federal, no Conselho de Recursos da Previdência Social (CRPS), na Subsecretaria dos Regimes Próprios de Previdência Social (SRPPS) e no Departamento de Centralização de Serviços de Inativos, Pensionistas e Órgãos Extintos (Decipex).

Vagas ofertadas

O concurso INSS para temporários, ofertou 8.230 vagas nos níveis médio e superior. Os selecionados serão contratados até o mês de dezembro de 2021, podendo haver prorrogação. As remunerações serão de até R$ 4.200,00.

Puderam pleitear uma vaga, aposentados pelo Regime Próprio de Previdência Social da União (do INSS ou de outros órgãos federais) ou militares da reserva das Forças Armadas.

Outras exigências gerais de todos os grupos: Ter se aposentado pelo RPPS da União ou sido transferido para a inatividade nas Forças Armadas até 31 de março de 2020, e não ter se aposentado de forma compulsória ou por incapacidade permanente (invalidez).

O candidato precisa ter também idade inferior a 75 anos na data de assinatura do termo de adesão ao contrato e durante sua vigência. A escolaridade geral mínima exigida é o nível médio, porém, dependendo da vaga, é necessário o nível superior em áreas específicas.

Os contratos terão duração até 31 de dezembro de 2021, podendo ser prorrogado uma vez, pelo período restante até atingir dois anos, por interesse e conveniência dos órgãos contratantes.

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais