Pesquisar no blog

Concurso INSS: Órgão soma mais de 22 mil cargos vagos; novo edital é urgente!

icone calendario 12 fev 2021

Sem a realização do novo concurso INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), o órgão já contabiliza 22.000 cargos vagos, sendo a maior defasagem na carreira de Técnico.

Cargos vagos no INSS

Enquanto o novo concurso INSS não é autorizado e realizado, o deficit de servidores no órgão não para de aumentar. Até o mês de setembro de 2019, eram cerca de 19.400 cargos vagos de Técnico e Analista.

No ano passado, esse número chegou a mais de 21.000 cargos vagos e já aumentou novamente. De acordo com informações da autarquia, até o mês de setembro de 2020, já eram 22.117 cargos vagos.

Conforme os dados do Serviço de Informações ao Cidadão do Governo Federal, a maior parte destas vagas desocupadas é na carreira de Técnico do Seguro Social (nível médio), tendo a falta de 19.761 servidores.

Somando com os 2.356 cargos vagos na função de Analista do Seguro Social (nível superior), o deficit total chega a 22.117 cargos e, com isso, é possível perceber que em um ano a autarquia federal, que atende milhões de brasileiros, perdeu cerca de 2.600 profissionais efetivos.

O cenário ainda pode piorar bastante, já que de acordo com informações sindicais, existe um elevado número de servidores que já possuem condições de se aposentar e podem deixar o quadro a qualquer instante.

Realização do concurso INSS

Segundo informações do Instituto Nacional do Seguro Social, o edital do novo concurso INSS pode sair em 2022. O órgão disse que ainda está trabalhando em um novo dimensionamento do quadro de servidores para viabilizar o certame .

Mas para que um novo edital seja publicado, é preciso da autorização do Ministério da Economia. Todos os órgãos vinculados ao Poder Executivo Federal, o que inclui o INSS, precisam deste aval para fazer as contratações.

Por isso, todo ano, esses órgãos têm até o dia 31 de maio, para enviar seus pedidos de concurso . A expectativa é que o INSS envie a sua demanda neste prazo para que ela possa ser analisada. E, havendo autorização no decorrer de 2021, o edital poderia sair no ano que vem, como prevê a autarquia.

Ainda não há qualquer previsão mais concreta sobre a abertura do novo concurso INSS, já que ele depende de decisão do Governo Federal. Mas aos futuros servidores que sonham em trabalhar na autarquia, é recomendável que já se preparem, pois, a seleção será concorrida.

Saiba mais sobre o Concurso INSS: Mais de 7 mil vagas previstas!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais