Concurso INSS: Comissão organizadora está formada!

Redator da Nova Concursos

icone calendario 15 ago 2020

Após autorização de 8 mil vagas temporárias para o concurso INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), foi formada a comissão organizadora do certame.

Comissão organizadora do concurso INSS

Mediante a espera para a realização do novo concurso INSS, o órgão vai contratar mais de 8.000 aposentados e militares temporariamente. O aval para o certame foi concedido no dia 28 de abril de 2020.

No dia 29 de abril, foi divulgada no Diário Oficial da União, uma portaria conjunta que institui a comissão organizadora do concurso INSS temporários.

A comissão organizadora é composta por 08 (oito) representantes, sendo dois em cada uma das seguintes Secretarias: Secretaria Especial de Previdência e Trabalho; Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital; Secretaria de Gestão Corporativa do Ministério da Economia e INSS.

Segundo informações da portaria, a comissão organizadora terá a responsabilidade por praticar todos os atos necessários à realização do chamamento público e processo seletivo simplificado.

Além disso, os membros terão 90 dias (três meses), podendo ser prorrogado por igual período, para concluir os trabalhos. Sendo assim, o edital de chamamento público tem até 06 (seis) meses para ser publicado.

Nova-INSS

De acordo com o aval, serão convocados 8.230 trabalhadores. Poderão participar da seleção, aposentados pelo regime próprio de Previdência Social da União e militares inativos.

Das oportunidades, o maior quantitativo será para a execução de atendimento e serviços administrativo nas agências da previdência com 7.400 vagas.

Outras 255 vagas serão destinadas para a SPMF (Subsecretaria da Perícia Médica Federal), para atividade geral, e mais 235 vagas para o CRPS (Conselho de Recursos da Previdência Social), para atividade de apoio.

Concurso INSS para efetivos espera por aval

A contratação dos militares e aposentados para força tarefa do INSS é uma saída proposta pelo Governo Federal para reduzir a fila de pedidos de benefícios, antes de abrir um concurso com vagas efetivas.

A medida é decorrente da necessidade emergencial na qual o órgão se encontra. Além disso, o certame é uma exigência de outros órgãos, como o TRF2 (Tribunal Regional Federal da 2ª Região), que já determinou reposição de servidores até o mês de maio.

Entretanto, mesmo com o processo seletivo, vários especialistas da área de Seguridade Social alertam que existe uma necessidade de servidores efetivos. Para isso, é preciso uma autorização prévia do Ministério da Economia de um novo concurso INSS.

Os últimos concursos da autarquia foram realizados nos anos de 2011 e 2015, ambos não estão mais válidos e, com isso, o INSS não pode mais convocar aprovados no cadastro de reserva. Dessa maneira, um novo certame é urgente.

Saiba mais sobre o Concurso INSS Previsto para 2022. Será???

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais