Concurso INSS: Fenasps informa deficit de 21 mil servidores; novo edital é urgente!

Redator da Nova Concursos

icone calendario 06 nov 2020

Fenasps evidencia deficit de 21.000 servidores na autarquia e informa que fila não vai acabar sem mais profissionais. Novo concurso INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é urgente!

Você sabe o que faz um Analista e um Técnico do INSS? ⇒ Confira ⇐

Deficit de servidores no INSS

Atualmente, o deficit presente no quadro da Previdência Social é cerca de 21.000 servidores, enquanto o novo concurso INSS não é realizado.

O dado foi informado pela Fenasps (Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social), em nota publicada em seu site no dia 05 de novembro, sobre a campanha contra a Reforma Administrativa.

A entidade, que há anos luta pela reposição do quadro de servidores no órgão, mais uma vez denuncia o problema que já é percebido por toda a população: sem profissionais, a fila do INSS não vai andar.

Conforme os dados recentes do IBDP (Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário), é apontado que o número de processos está em torno de 1,5 milhão. Essa quantidade varia constantemente de acordo com novos pedidos que entram e saem, mas o Governo Federal ainda não conseguiu resolver os de atrasos.

Quer Receber Todas as Novidades do INSS?

Receba em seu e-mail todas as movimentações do Concurso do INSS

O prazo legal para que um pedido seja analisado e respondido no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), é de 45 dias. Mas em alguns casos a média de espera pode chegar a até 08 (oito) meses.

Também se insere no cenário para pleitear o novo concurso INSS, a discussão sobre a Reforma Administrativa proposta pelo Governo Federal. Reforma essa que tem sido veementemente repudiada por servidores.

É defendido pela Fenasps, que se aprovada, a PEC vai “piorar drasticamente o cenário do atendimento no INSS, pois haverá terceirização indiscriminada na Previdência Social. Isso significa que o que era antes precário ficará ainda pior!”. É o que informa o site da entidade.

Está previsto na Reforma Administrativa uma modificação no atual regime jurídico dos servidores, que deve ser desmembrado em cinco novos vínculos caso a proposta seja aprovada.

Nova-INSS

INSS perdeu um terço da força de trabalho

Não é apenas a falta de servidores que impacta este cenário. Além da questão da Reforma da Previdência, os problemas estruturais e processos internos da autarquia, a própria digitalização do serviço que não funciona de forma plena.

Mas certamente a falta de 21.000 trabalhadores é uma das principais causas. Ainda conforme a nota da Fenasps, o órgão perdeu cerca de um terço da força de trabalho nos últimos 05 (cinco) anos por conta de aposentadorias.

E neste período apenas um concurso INSS foi realizado, sendo no ano de 2015. O certame ofertou 950 vagas, mas o número já era muito pequeno diante do deficit já significativo naquela época. E o Governo Federal não convocou os candidatos excedentes.

No caso de Médicos Peritos não se sabe ao certo a vacância de profissionais, mas a última seleção foi realizada ainda mais longe, no ano de 2011. De acordo com dados de sindicatos, a autarquia atua com apenas 3.523 médicos peritos, número que não tem dado conta da demanda nos últimos meses.

E uma parte considerável deles está afastada de trabalhos presenciais, pois pertencem ao grupo de risco da pandemia de Covid-19.

Saiba mais sobre o Concurso INSS Previsto para 2022. Será???

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais