Pesquisar no blog

Concurso INSS: Autarquia inicia luta para divulgar o edital em breve!

icone calendario 19 fev 2021

Foi informado pelo órgão, que um novo pedido de concurso INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) deverá ser encaminhado até o dia 31 de maio ao Ministério da Economia.

Pedido de edital do concurso INSS

Uma das seleções mais aguardadas pode ter sua trajetória perto de começar. De acordo com informações da autarquia, o novo concurso INSS será solicitado formalmente ao Ministério da Economia até o dia 31 de maio de 2021.

Após isso, caberá à pasta conceder o aval para a divulgação do novo edital. Caso isso aconteça, o novo concurso INSS poderá ser aberto.

Assim como os demais órgãos vinculados ao Poder Executivo Federal, o Instituto Nacional do Seguro Social todo ano precisa solicitar o concurso INSS ao Governo Federal se quiser realizar novas contratações.

Entidades sindicais e especialistas da área de Previdência Social, têm alertado sobre a necessidade de novas contratações há bastante tempo. O Governo Federal tem adotado medidas consideradas paliativas para lidar com o deficit, mas está ficando sem opções.

Uma das últimas, foi a realização de um processo seletivo para contratar militares da reserva e aposentados da União. A ideia era chamar mais de 7.000 profissionais para atuarem em uma força-tarefa para reduzir a fila do órgão.

Porém, a meta inicial não chegou nem perto de ser alcançada. Por conta da perda de validade da medida provisória que permitiu as contratações, somente cerca de 2.900 contratos foram firmados.

Qual a diferença desta vez do pedido para o concurso INSS?

Acontece que em 2020, segundo informações da própria autarquia, a solicitação do concurso INSS não foi feita. E o motivo é o fato de que um dimensionamento do quadro está sendo realizado.

A previsão é que esse processo seja concluído até o mês de maio e que um novo pedido de concurso INSS seja encaminhado, agora já tendo em vista essa reestruturação interna. E assim, aumenta a expectativa pelo certame .

O fato de a autarquia ter se comprometido a realizar uma reestruturação do quadro de pessoal, pode ser um indicativo favorável à autorização do concurso INSS. Isso porque, esse novo dimensionamento poderá significar economia para o Governo Federal.

Se a autorização para o concurso INSS for concedida em 2021, os preparativos para o novo edital poderiam ser iniciados ainda este ano. E o edital, provavelmente, seria divulgado em 2022, como já sinalizado pelo próprio Instituto Nacional do Seguro Social.

Saiba mais sobre o Concurso INSS: Mais de 7 mil vagas previstas!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais