Pesquisar no blog

Divulgada a portaria com a nomeação de quase 300 aprovados no INSS!

Iago Almeida

icone calendario 02 abr 2024

O Instituto Nacional do Seguro Social divulgou a nomeação de aprovados na segunda turma do concurso INSS para o quadro de Técnicos. Foram quase 300 nomeados.

De acordo com o documento, os novos servidores ocuparão diversas Gerências Executivas espalhadas por todas as regiões do Brasil.

Quer saber mais detalhes das nomeações e dos próximos passos? Venha comigo nesta matéria e não perca nenhuma informação importante!

Quais os candidatos nomeados no concurso INSS?

Ao todo, foram nomeados 276 candidatos com a portaria publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira, 2 de abril.

Assim, os futuros servidores ficarão lotados na análise de requerimentos e fazem parte da segunda turma do curso de formação da seleção de 2022.

O objetivo da medida do Ministério da Previdência e do INSS é de recompor o quadro da autarquia, com os servidores que ocuparão diversas Gerências Executivas.

Agora, com mais essas nomeações, dos 3.144 aprovadas na seleção de dois anos atrás, 1.285 vão integrar o quadro de servidores do INSS. 

“Chegamos a ter 42 mil servidores, mas atualmente temos pouco mais de 19 mil, contando com os novos servidores. Estamos buscando diminuir o déficit de pessoal”, disse o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto. 

Confira a lista de nomeações e a relação de documentos a se apresentar!

É importante lembrar que o concurso teve 3.144 pessoas aprovadas, de 1.023.494 inscritas. Desse total, 1.000 acabaram chamadas e passaram pelo curso de formação.

Depois, outros 48 remanescentes dessa turma estiveram reconvocados juntamente com 250 concursados e realizaram o curso de formação no início do ano. De 298 chamados para o curso, 285 estiveram nomeados. 

Quando será a posse dos nomeados pelo INSS?

Posteriormente, após a publicação, os nomeados terão um prazo de 30 dias para tomar posse no cargo e mais 15 dias para entrar em exercício.

Entretanto, é preciso atenção, pois aquele que não se apresentar no local e no prazo estabelecidos terá a nomeação tornada sem efeito

Depois, a data da perícia médica vai estar marcada na data de apresentação no local de trabalho. Os candidatos devem apresentar os exames médicos e laudos descritos no edital.

Segundo o diretor de Gestão de Pessoas (DGP), Roberto Carneiro, a posse só vai estar concluída quando todas as etapas do edital forem cumpridas.

“A posse somente poderá ser feita após cumpridas todas as etapas previstas no edital, como apresentação de documentos, certificados e exames médicos, por exemplo”, citou ele.

Os nomeados, então, terão as seguintes etapas a cumprir: apresentação de documentos pessoais, certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso de ensino médio ou curso técnico equivalente, expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), concluído até a data da posse, e avaliação médica, inclusive com a apresentação de laudos e exames. 

Assim, os participantes do certame, realizado em 2022, devem estar atentos às informações divulgadas pelo INSS no site e nas redes sociais oficiais  para acompanhar os trâmites de nomeação.

Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunosClique aqui e saiba mais!

Como agendar exame para assumir o cargo no INSS?

Os candidatos nomeados para assumir o cargo de Técnico em seguro social do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) somente poderão assumir após passarem por exame médico pericial.

É o que prevê a Portaria conjunta 33 publicada nesta terça-feira no Diário Oficial da União (DOU), assinada pelo INSS e pelo Departamento Médico de Perícia Médica Federal (DPMF).

“A posse do candidato nomeado fica condicionada ao resultado da inspeção médica oficial a ser realizada pelo Instituto”, explica o documento.

Os exames precisam ser agendados na gerência-executiva que o nomeado se apresentou. No dia do atendimento é necessário levar preenchido o formulário Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS) preenchido e assinado pelo nomeado (confira aqui ), exames e laudos médicos.

Exames a serem apresentados

a) Exames laboratoriais: grupo sanguíneo; fator RH; hemograma completo; glicemia (de jejum); sorologia para Chagas; VDRL; PSA total (para homens com idade acima de 40 anos); ALT; AST; Gama-GT; uréia; ácido úrico e creatinina. Urina: elementos anormais e sedimentos (EAS);
b) Raio X de Tórax: PA e perfil;
c) Exames cardiológicos: eletrocardiograma com laudo (para candidatos com idade de até 39 anos); teste ergométrico em esteira com laudo (para candidatos com idade igual ou superior a 40 anos);
d) Avaliação psiquiátrica com laudo elaborado por médico psiquiatra;
e) Outros exames poderão ser solicitados na realização da perícia médica.

Ministro quer convocar mais excedentes do concurso INSS

O ministro da Previdência, Carlos Lupi, confirmou em entrevista ao Estadão, o intuito de convocar 500 aprovados excedentes no último concurso INSS, realizado em 2022.

Segundo informações do ministro, as convocações devem acontecer no segundo semestre de 2024. Vale lembrar que há duas semanas, o presidente do INSS, Alessandro Antonio Stefanutto, tinha encaminhado ao ministro Carlos Lupi, um ofício para chamada de 500 excedentes.

Agora, eu tenho um compromisso de o Ministério da Gestão, no segundo semestre, me mandar mais 500 funcionários concursados. Porque a minha combinação com o Haddad é o seguinte: o que eu economizar, ele me dá uma parte em investimentos para a Previdência Social”, disse Lupi.

Além da chamada de excedentes, o INSS trabalha para conseguir a autorização do Governo Federal e chamar todos os aprovados no último concurso até maio de 2025.

Confira mais: Carlos Lupi deseja convocar mais 500 aprovados excedentes!

O prazo de validade do concurso está prorrogado e começará contar a partir do dia 4 de maio de 2024 e permanecerá vigente até 4 de maio de 2025. Ele não pode mais estar estendido.

Vai ter concurso INSS para Médico Perito?

Assim, no último dia 8 de março, esteve publicada novamente no Diário Oficial da União, a portaria conjunta do Ministério da Previdência Social e INSS, que torna público o parecer técnico de perícia conectada.

Portanto, o documento confirma o novo pedido de autorização ao Ministério da Gestão e da Inovação dos Serviços Públicos, para o provimento de 1.574 vagas de Perito Médico.

Lembrando que um documento semelhante já tinha sido enviado em fevereiro desse ano. Saiba mais, aqui!

Leia também: Concurso INSS o que estudar?

Quanto ganha um funcionário do INSS nível médio?

Ademais, o INSS  oferece progressões de carreira, diversos benefícios e gratificações, como a Gratificação de Atividade Executiva (GAE) e a Gratificação de Atividade de Desempenho de Atividade do Seguro Social (GDASS).

Segundo a tabela atualizada, o vencimento básico do Técnico do Seguro Social pode ir de R$ 5.154,72 até R$ 9.918,12, no último nível/classe. Então, confira detalhes:

Conheça os concursos que estão abertos: Concursos Abertos: Mais de 60 mil vagas abertas para todos os níveis!

Saiba mais sobre o Concurso INSS: Mais de 7 mil vagas previstas!

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais