Concurso INSS: MP que convoca temporários, não exime realização do certame!

Redator da Nova Concursos

icone calendario 03 mar 2020

Foi informado pelo secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que contratar temporários não exime a realização do concurso INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

BAIXE GRÁTIS: Raio-X INSS 2020!

Etapas do Concurso, Estilo da Provável Banca, Estatísticas por Disciplina e Como montar seu Cronograma de Estudos!

Realização do concurso INSS

No dia 02 de março, após ser publicada a Medida Provisória que irá permitir a contratação de aposentados temporários para o INSS, o secretário especial de Previdência e Trabalho, Bruno Bianco, informou que a medida não burla a realização do concurso INSS.

Em entrevista coletiva realizada no Ministério da Economia, foi defendido pelo secretário que o governo não tem a intenção de acabar com as contratações efetivas, mas quer ter mecanismos para lidar com situações excepcionais.

O secretário também alertou que as contratações temporárias devem ser usadas com cautela, Bianco defende a medida como uma alternativa emergencial.

“Relevante e urgente (a MP 922/2020), para que possamos ter mecanismos na administração pública para fazer frente a uma situação de arrocho fiscal”, salientou Bruno Bianco.

Ou seja, enquanto o concurso INSS não é realizado por questões orçamentárias, a contratação dos temporários é vista como uma alternativa.

Ainda foi informado pelo secretário, que a Medida Provisória (MP) não flexibiliza a contratação temporária, mas deixa bem claro que é destinada a situações excepcionais, como o caso do Instituto Nacional do Seguro Social.

“A MP está dizendo, de maneira clara: se não houver caráter excepcional, haverá concurso público”, informou o secretário.

A expectativa do Governo Federal é regularizar a situação da fila no órgão até o mês de outubro, com a contratação dos aposentados em caráter temporário. Contudo, ainda não foi confirmado se a abertura de um concurso para efetivos será considerada depois disso.

O novo presidente do INSS, Leonardo Rolim, crê que a situação volte ao patamar de normalidade no ano que vem.

“Nessa velocidade que a gente vai reduzindo, a gente precisaria de algo em torno de um ano para alcançar ao objetivo, que é voltar ao patamar anterior a 2013: com a média de 20, 25 dias. Que, entendo eu, é a ideal. Hoje está na casa de um pouco mais de 80 dias (a análise de pedidos)”.

Edital de convocação sairá até dia 20 de março

De acordo com informações da EBC, o Governo Federal deve divulgar o edital com as regras de contratação dos profissionais temporários até o dia 20 de março, será um processo seletivo simplificado.

O objetivo é agilizar a análise e a concessão de benefícios no INSS com a contratação de cerca de 8.000 servidores públicos já aposentados ou militares da reserva. Os profissionais devem começar os treinamentos no mês de abril.

A Medida Provisória divulgada no dia 02 de março, regulamenta a lei que já existia e altera alguns dispositivos relacionados às contratações por tempo determinado, incluindo a possibilidade de serem chamados servidores aposentados. Porém, somente no edital os interessados terão acesso às regras e mais informações sobre o processo seletivo.

Os contratos temporários terão duração máxima de dois anos. Os salários irão variar entre R$ 2.100,00 e R$ 4.200,00, mas não serão incorporados à aposentadoria, nem poderão gerar benefícios previdenciários.

Só poderão pleitear as vagas, quem se aposentou até o dia 28 de fevereiro de 2020. As inscrições serão realizadas entre 20 e 23 de março, com o resultado saindo no dia 02 de abril e os trabalhos começando a partir do dia 13 de abril de 2020.

Os militares reservistas das forças armadas, irão atuar no atendimento nas agências. Já os aposentados, terão a responsabilidade de atividades de apoio e central de recursos ou irão atuar na análise de processos.

» Prepare-se para o concurso INSS + BÔNUS (GRÁTIS) «

Saiba mais sobre o Concurso INSS Previsto para 2022. Será???

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais