Concurso INSS: Secretaria confirma pedido de edital para carreira de Médico Perito!

Redator da Nova Concursos

icone calendario 20 nov 2020

Despacho da Secretaria Especial de Previdência e Trabalha confirma pedido da realização do concurso INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para Médico Perito, fosse feito em 2020.

Além disso, a pandemia de Covid-19 evidenciou a necessidade do certame. ⇒ Saiba mais ⇐

Concurso INSS para Médico Perito

Um pedido da realização do concurso INSS para o cargo de Médico Perito, foi feito em 2020. A informação consta em despacho da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, do Ministério da Economia.

A demanda não foi encaminhada pelo Instituto Nacional do Seguro Social, mas pela Subsecretaria da Perícia Médica Federal, quadro ao qual pertencem os Médicos Peritos que atuam nas agências do INSS.

O documento não informa quantas vagas foram solicitadas, mas relata que todos os requisitos para preenchimento desses cargos são atendidos, tendo em vista as regras que o Governo Federal impõe para autorizar certames .

A informação sobre o pedido foi dada em resposta a um questionamento da Procuradoria da República no município de Sete Lagoas, no Estado de Minas Gerais, sobre como está sendo feito o atendimento pericial na APS de Corinto, que fica na zona do Alto São Francisco.

Acontece que no mês de março de 2020, ocorreu a aposentadoria do único servidor perito da agência. Portanto, o serviço não está sendo prestado no local desde então.

Quer Receber Todas as Novidades do INSS?

Receba em seu e-mail todas as movimentações do Concurso do INSS

Em relação sobre a previsão do concurso INSS, ainda foi lembrado pela Subsecretaria da Perícia Médica Federal que não pode tomar mais providências sobre a reposição de cargos vagos, já que isso agora depende de autorização superior.

No último pedido, realizado no ano de 2018, o INSS solicitou o aval para preencher 2.212 vagas no cargo de Médico Perito. O salário inicial é no valor de R$ 12.683,79.

Secretaria reconhece vacância de Médicos Peritos no INSS

No documento, também é reconhecido pela Subsecretaria da Perícia Médica Federal também que existem poucos Médicos Peritos atuando. Posicionamento que vai contra até mesmo o que o próprio INSS já chegou a declarar, de que não há deficit de Médicos Peritos.

No despacho, a Procuradoria de Sete Lagoas questiona sobre a possibilidade de haver certame de remoção de servidores, para que Médicos de outras regiões pudessem suprir a vacância na agência de Corinto.

Porém, a subsecretaria descarta a possibilidade por conta do deficit.

“Esclarece-se que o atual quadro de peritos médicos federais se encontra gradativamente diminuto, enquanto a demanda de serviços médico periciais se apresenta significativamente crescente, desconstituindo a realização de concurso de remoção de peritos como uma ferramenta gerencial apta a solucionar a problemática, razão pela qual esta Subsecretaria da Perícia Médica Federal priorizou o requerimento de realização de concurso público, conforme supra delineado”.

De acordo com informações, a Perícia Médica Federal atualmente conta com cerca de 3.523 profissionais. Não se sabe quantos desses estão ativos, mas até o início do mês de outubro apenas 700 Médicos Peritos estavam nas agências devido às restrições da pandemia de Covid-19, e aos recentes problemas de infraestrutura.

Saiba mais sobre o Concurso INSS Previsto para 2022. Será???

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais