Pesquisar no blog

Concurso INSS: Instituto pode perder mais de 3 mil servidores. Entenda!

icone calendario 13 jan 2022

Atenção, concurseiros! A realização de um novo Concurso INSS , se torna cada vez mais urgente. Isso porque, o órgão pode perder 3.796 servidores em 2022.

Esse alto número diz sobre os funcionários que estão aptos a se aposentar. O INSS oferece um abono para aqueles servidores que cumprem os requisitos da aposentadoria, mas decidem continuar trabalhando. No entanto, a decisão fica por conta dos funcionários, que podem escolher não trabalhar mais.

É importante ressaltar, ainda, que o deficit no quadro de funcionários no Instituto Nacional pode chegar a 23 mil com essas possíveis perdas. Dessa forma, novas seleções são necessárias para que o bom funcionamento do INSS continue.

De acordo com o INSS, cerca de 4.569 servidores estarão em situação de abono permanência ou aposentados nos próximos cinco anos. Ou seja, o Instituto Nacional do Seguro Social perderá cada vez mais efetivos.

Sabendo de todas essas informações, confira, portanto, como está o andamento de novas seleções.

Concurso INSS aguarda autorização do Ministério da Economia

Um novo concurso INSS foi requisitado ao Ministério da Economia em 2021, mas ainda não obteve uma resposta. Este, portanto, deve ser o próximo passo para a realização do certame.

As expectativas para que o ME dê seu aval é grande, pois até o presidente da República, Jair Bolsonaro, comentou que a pretensão é liberar seleções essenciais em 2022, o que pode incluir editais do INSS, confira:

Concurso público (vamos autorizar) apenas o essencial, como fizemos com a PF (Polícia Federal) e PRF (Polícia Rodoviária Federal)“, disse o presidente.

Outro fator que aumenta as esperanças para o aval é que o quadro de funcionários do INSS é um dos mais defasados do país. Dessa forma, o concurso é importante não só para a autarquia, mas também para a população, que sofre com as más condições dos serviços prestados.

A autorização do certame deve sair até abril.

Como foi a última seleção do INSS?

Sabendo da possibilidade de um novo concurso INSS, confira como foi o último edital e já comece a se preparar para garantir sua vaga!

A última seleção do INSS ofertou 950 vagas para os cargos de Técnico e Analista e aconteceu em 2015.

O certame foi organizado pelo Cebraspe, que aplicou avaliações com 120 questões. Para a carreira de Técnico, as questões versaram sobre:

  • Ética no Serviço Público;
  • Regime Jurídico Único;
  • Noções de Direito Constitucional;
  • Noções de Direito Administrativo;
  • Língua Portuguesa;
  • Raciocínio Lógico;
  • Noções de Informática; e
  • Conhecimentos Específicos.

Enquanto que para os Analistas, as matérias versaram sobre Português, Raciocínio Lógico, Noções de Informática, Direito Constitucional e Direito Administrativo, bem como sobre Legislação Previdenciária, Legislação da Assistência Social, Saúde do Trabalhador e da Pessoa com Deficiência.

Saiba mais sobre o Concurso INSS: Mais de 7 mil vagas previstas!

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais