Concurso ITA: Órgão tem 150 vagas autorizadas; cronograma está definido!

Redator da Nova Concursos

icone calendario 16 jul 2020

Foi confirmado pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica, o quantitativo de vagas que serão ofertadas no próximo edital do concurso ITA. Cronograma está definido!

BAIXE GRÁTIS: E-book Matemática para Concursos!

Conteúdos Elementares, Questões Comentadas e muito mais!

⇒ Confira a portaria que informa o quantitativo de vagas que serão ofertadas no concurso ITA! ⇐

Vagas autorizadas no concurso ITA

Após a confirmação do cronograma do concurso ITA, o Instituto Tecnológico da Aeronáutica teve o quantitativo de vagas publicado. Serão ofertadas 150 vagas para formação de Engenheiros, em diversas áreas.

A portaria que fixa o quantitativo de vagas para o próximo curso de formação, foi divulgada no Diário Oficial da União. Entretanto, a divulgação do edital ainda não tem data definida e pode acontecer a qualquer momento.

Segundo informações do Comando da Aeronáutica, ficaram fixadas para o próximo Curso Fundamental do Instituto Tecnológico de Aeronáutica, para o ano de 2021, as seguintes oportunidades:

  • Engenharia Aeronáutica: 24 vagas;
  • Engenharia Eletrônica: 26 vagas;
  • Engenharia Mecânica-Aeronáutica: 26 vagas;
  • Engenharia Civil-Aeronáutica: 24 vagas;
  • Engenharia de Computação: 24 vagas;
  • Engenharia Aeroespacial: 26 vagas.

Do total do quantitativo, 119 vagas serão destinadas aos candidatos não optantes ao quadro de oficiais engenheiros, aprovados na admissão, enquanto as demais 31 vagas para candidatos aprovados optantes.

Para pleitear uma vaga, é preciso o interessado ter o nível médio completo ou comprovar a conclusão até o dia 31 de dezembro do ano vigente.

É possível participar candidatos de ambos os sexos, sendo necessário ser brasileiro nato e não completar 25 anos até o dia 31 de dezembro do ano da matrícula para ingresso no curso .

Cronograma do concurso ITA

O edital do concurso ITA ainda não tem data confirmada para ser divulgado, mas no mês de abril, o Comanda da Aeronáutica publicou o cronograma com os principais acontecimentos do certame. O Instituto Tecnológico da Aeronáutica irá receber as inscrições a partir do mês de agosto.

De acordo com informações da instituição, os candidatos interessados poderão ser inscrever de 01 de agosto até 15 de setembro de 2020. Os cadastros serão realizados pelo site do ITA , e terá uma taxa de inscrição no valor de R$ 140,00.

Ainda foi confirmado pelo ITA, que a primeira etapa de provas está prevista para acontecer no dia 20 de novembro de 2020, enquanto a segunda avaliativa será realizada nos dias 08 e 09 de dezembro de 2020. Entretanto, todas essas datas poderão ser revistas em virtude da pandemia da Covid-19.

O órgão irá aplicar as provas em mais de 20 cidades, além de São José dos Campos/SP, onde fica localizada a sede do Instituto Tecnológico da Aeronáutica. As demais cidades são: Belém/PA, Belo Horizonte/MG, Brasília/DF, Campinas/SP, Campo Grande/MS, Cuiabá/MT, Curitiba/PR.

Assim como: Fortaleza/CE, Goiânia/GO, Juiz de Fora/MG, Londrina/PR, Manaus/AM, Natal/RN, Porto Alegre/RS, Recife/PE, Ribeirão Preto/SP, Rio de Janeiro/RJ, São José do Rio Preto/SP, Salvador/BA, São Luís/MA, São Paulo/SP, Teresina/PI e Vitória/ES, também estão na lista de locais da realização das provas.

Concurso ITA tem graduação de cinco anos

Conforme os dados do edital anterior, a graduação em Engenharia no ITA tem duração total de cinco anos e fica dividida da seguinte forma:

  • Dois anos de curso fundamental comum a todos;
  • Três anos de curso profissional em uma das habilitações.

A graduação será realizada no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA ), localizado na cidade São José dos Campos, no estado de São Paulo, onde fica localizada a sede do órgão. Fica a escolha do aluno se hospedar ou não nos departamentos do campus.

A expectativa é de que o próximo edital siga as mesmas estruturas do anterior, com três fases avaliativas. A primeira fase será composta pelo exame de escolaridade (prova objetiva e prova discursiva).

Na prova objetiva, serão cobradas 70 questões, sendo: 15 questões de Matemática, 15 questões de Física, 15 questões de Química, 15 questões de Língua Portuguesa e 10 questões de Língua Inglesa. Haverá, ainda, um segundo exame composto por provas dissertativas de Matemática, Física e Química, com 10 questões de cada matéria, e uma prova de Redação.

Saiba mais sobre o Concurso ITA: EDITAL PUBLICADO com 150 vagas para o nível médio!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais