Concurso MAPA: Edital de convocação de candidatos excedentes é retificado!

Redator da Nova Concursos

icone calendario 09 jan 2020

Foi publicado o edital de retificação da convocação dos candidatos nomeados no concurso MAPA 2017 (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), para escolha de localidades de atuação.

⇒ Confira a retificação do edital de convocação dos candidatos nomeados no concurso MAPA! ⇐

Retificação dos convocados do concurso MAPA

Foi divulgado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, uma retificação ao edital de convocação do concurso MAPA. A lista dos candidatos aprovados foi publicada no dia 06 de janeiro, mas passou por alterações.

Segundo informações do texto, em mesma data de divulgação será enviada aos excedentes o link de acesso ao formulário de escolha da localidade, onde deverá ser feita a indicação das cidades ofertadas, na ordem de suas preferências.

Os candidatos nomeados que entraram em efetivo exercício, tem até o dia 24 de janeiro de 2020, para se apresentar na localidade de exercício definida.

O edital do concurso MAPA foi divulgado no dia 26 de setembro de 2017. Na ocasião, foram ofertadas 300 vagas para o cargo de Auditor Fiscal na função de Veterinário.

Os participantes nomeados, terão direito a salário de R$ 15.042,71, com jornadas de trabalho de 40 horas semanais. O valor já está incluso o benefício de auxílio-alimentação de R$ 458,00.

A exigência para ingresso no MAPA, além da formação superior em Medicina Veterinária, foi possuir o registro ativo nos conselhos regionais ou federal da categoria. O regime de contratação é o estatutário, que assegura a estabilidade empregatícia.

Os candidatos foram avaliados por meio de prova objetiva de Conhecimentos Gerais e Específicos, avaliação discursiva e exame de títulos. A prova objetiva precisou ser remarcada por erros materiais na elaboração dos cadernos de questões.

A avaliação objetiva foi composta por 70 questões, sendo 30 questões de Conhecimentos Gerais e 40 questões de Conhecimentos Específicos. Essa fase contou com 27,01% de abstenção.

Foi considerado aprovado, o candidato que obteve no mínimo 50% dos pontos em cada uma das provas. Além disso, 60% do somatório total. A segunda fase da seleção foi composta por uma prova discursiva, os candidatos tiveram que desenvolver um estudo de caso.

Segundo dados da banca organizadora, Esaf, o percentual de abstenção nessa etapa foi de 0,75%. Dos 938 convocados, 931 candidatos compareceram aos exames.

Mapa aguarda autorização para realizar novo concurso

O MAPA encaminhou no ano passado, ao Ministério da Economia um novo pedido de concurso para 2020. Foram solicitadas 1.744 vagas, distribuídas por diversas carreiras, incluindo o Instituto Nacional de Meteorologia – Inmet, vinculado à pasta.

O pedido incorpora vagas para diversas funções, como Administrador, Arquiteto, Economista, Arquivista, Bibliotecário, Nutricionista, Agente Administrativo, entre outras. As oportunidades são para os níveis médio e superior.

A solicitação do MAPA permanece em análise no Ministério da Economia e aguarda autorização do ministro Paulo Guedes. Caso isso ocorra, o certame será oficializado por meio de publicação no Diário Oficial da União.

No ano de 2018, o MAPA já havia feito uma solicitação de concurso com 555 vagas. As oportunidades pedidas foram para Auditor Fiscal Federal Agropecuário, nas especialidades de Engenheiro Agrônomo, Zootecnista, Químico e Farmacêutico.

Na época, de acordo com informações do sindicato, o déficit no quadro de servidores do órgão chegava a 2.500 servidores. O número pode ser ainda maior, mediante as aposentadorias já previstas pela categoria.

» Prepare-se para o concurso MAPA + BÔNUS (GRÁTIS) «

Saiba mais sobre o Concurso MAPA: Órgão enviou pedido para novo edital com oferta de 280 vagas!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais