Os certames do Ministério Público do Amapá (MP AP) que ofertam vagas para Servidor e Promotor já possuem banca organizadora definida. Segundo o órgão, o Cebraspe foi a empresa escolhida.
Banca organizadora do concurso MP AP
A seleção que visa ofertar vagas para Promotor além da banca, já possui comissão formada. A expectativa é que sejam ofertadas 15 vagas para o cargo.
Para concorrer na carreira do Ministério Público do Amapá é necessário ter concluído curso de bacharelado em Direito e contar, no mínimo, três anos de atividade jurídica, desempenhados após a conclusão do bacharelado e completados até a data da posse.
Já para o cargo de servidores, devem ser ofertadas oportunidades para Técnico Ministerial e Analista Ministerial. Conforme informações fornecidas pelo órgão, o edital deverá ser publicado somente em 2021.
O Conselho Superior do Ministério Público do Amapá ainda precisa nomear a comissão organizadora da seleção. Esse colegiado ficará responsável pela elaboração da minuta do edital, do cronograma de fases e pelo acompanhamento geral do certame .

Último concurso MP AP
O último concurso MP AP aconteceu no ano de 2012, sob responsabilidade da Fundação Carlos Chagas. Na época, foram ofertadas 40 vagas para os seguintes cargos:
Nível Médio
- Técnico Ministerial – Área Auxiliar Administrativo;
- Técnico Ministerial – Área Informática;
- Técnico Ministerial – Área Motorista.
Nível Superior
- Analista Ministerial – Administração;
- Analista Ministerial – Arquitetura;
- Analista Ministerial – Biblioteconomia;
- Analista Ministerial – Ciências Contábeis;
- Analista Ministerial – Direito;
- Analista Ministerial – Economia;
- Analista Ministerial – Engenharia Civil;
- Analista Ministerial – Psicologia;
- Analista Ministerial – Serviço Social;
- Analista Ministerial – Tecnologia da Informação.
Provas MP AP 2012
Os candidatos eram classificados mediante provas objetivas, sendo 50 questões para Técnico Ministerial (20 de Conhecimentos Gerais e 30 de Conhecimentos Específicos) e 60 para Analista Ministerial (20 de Conhecimentos Gerais e 40 de Conhecimentos Específicos).
Além disso, houve uma prova prática de direção veicular para o cargo de Técnico Ministerial Área Motorista.
O conteúdo programático para o cargo Técnico Ministerial era composto por:
- Língua Portuguesa;
- Matemática e Raciocínio Lógico: Matemática.
- Conhecimentos Específicos.