Concurso MP CE: Etapas serão retomadas no mês de dezembro!

Redator da Nova Concursos

icone calendario 22 out 2020

Conforme informações do órgão, as etapas do concurso MP CE (Ministério Público do Ceará) serão retomadas no mês de dezembro. Saiba mais!

Etapas do concurso MP CE

Segundo uma publicação na rede social oficial do Ministério Público do Ceará, a Comissão Especial do certame que oferta 30 vagas para cargos de níveis médio e superior para servidores no órgão, definiu a data para a retomada do concurso MP CE, que ocorrerá no dia 13 de dezembro de 2020.

Após a decisão, os procedimentos de heteroidentificação e avaliação biopsicossocial dos candidatos aprovados na primeira fase da seleção do Ministério Público do Ceará para Técnico e Analista Ministerial do MP CE foram agendados para ocorrer nesta data.

Quer Receber Todas Oportunidades para o Estado do Ceará?

Receba em seu e-mail todas oportunidades de Concursos para o Estado do Ceará

Ainda é afirmado na publicação, que em breve a Comissão Organizadora e a banca organizadora, Cebraspe, irão divulgar um novo edital com o cronograma atualizado e as novas datas definitivas das fases pendentes do concurso MP CE, que havia sido suspenso por conta da pandemia de Covid-19.

A publicação de três novas leis pelo Estado do Ceará, em 2020, impactou a ocorrência de todos os certames em andamento.

No tocante especificamente ao Ministério Público do Ceará, a Lei n.º 17.204/2020 suspendeu a validade dos concursos públicos em andamento enquanto durasse o estado de calamidade pública causado pela pandemia de Covid-19.

Além disso, a lei vedou a nomeação, no âmbito do Ministério Público, durante o período, de candidatos aprovados em certames realizados bem como o provimento de cargos comissionados, com exceção das hipóteses de substituição dos cargos providos.

Último concurso MP CE

O Ministério Público do Ceará realizou seu último concurso MP CE para o quadro de servidores no ano de 2013, a banca organizadora responsável pela execução do certame, foi a FCC (Fundação Carlos Chagas). Na ocasião, foram ofertadas 62 vagas mais cadastro de reserva para os cargos de Analista e Técnico Ministerial.

Para os cargos de nível superior, a seleção teve três etapas, sendo elas: provas objetivas, provas discursivas e avaliação de títulos. Já os cargos de nível médio, foram submetidos somente a provas objetivas. Confira os detalhes das etapas avaliativas:

Analista Ministerial/Direito (4 horas e 30 minutos)

Conhecimentos Gerais

  • Língua Portuguesa: 20 questões;
  • Informática: 10 questões;
  • Conhecimentos Específicos: 40 questões;
  • Discursiva: Redação;
  • Avaliação de Títulos.

Analista Ministerial/Ciências da Computação (4 horas e 30 minutos)

Conhecimentos Gerais

  • Língua Portuguesa: 20 questões;
  • Inglês Técnico: 10 questões;
  • Conhecimentos Específicos: 40 questões;
  • Discursiva: Redação;
  • Avaliação de Títulos.

Técnico Ministerial/Apoio Especializado (4 horas)

Conhecimentos Gerais

  • Língua Portuguesa: 20 questões;
  • Informática: 10 questões;
  • Conhecimentos Específicos: 40 questões.

A prova discursiva foi composta pela elaboração de uma redação, que valia até 100 pontos. Foram considerados aspectos como: expressão (até 30 pontos), estrutura (até 30 pontos) e conteúdo (até 40 pontos).

O concurso MP CE contou ainda com uma avaliação de títulos, onde os candidatos puderam pontuar com pós-graduação, mestrado, doutorado e experiência comprovada na administração pública. Esta fase poderia acumular no máximo 10 pontos.

Saiba mais sobre o Concurso MP CE: Etapas avaliativas serão retomadas no mês de dezembro!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais