Logo desconto Relógio
     horas                  minutos               segundos

Concurso MP PA: Procurador informa que edital será divulgado no segundo semestre!

Redator da Nova Concursos

icone calendario 29 jun 2020

Foi informado pelo procurador-geral de Justiça, Gilberto Martins, que os preparativos do concurso MP PA (Ministério Público do Pará) são para divulgar o edital ainda em 2020.

Preparativos do concurso MP PA

Segundo informações do Procurador-Geral de Justiça, Gilberto Martins, o Ministério Público do Pará deve divulgar o novo edital do concurso MP PA no segundo semestre de 2020. A oferta será para Promotor de Justiça e para cargo de nível médio.

Uma nova licitação para definição da banca organizadora está em andamento. Isso porque, o contrato com o CETAP (Centro de Extensão, Treinamento e Aperfeiçoamento Profissional) para organização do certame perdeu a vigência no mês de fevereiro de 2020.

O Ministério Público do Pará já tinha decidido por rescindir o contrato com o CETAP, em função do bloqueio de 95% dos ativos da banca pela 2ª Vara Federal Cível. O CETAP tinha sido anunciado como banca organizadora da seleção, no mês de agosto de 2018.

Para abertura do concurso MP PA, o órgão também deve formar uma nova comissão organizadora para acompanhar os trâmites internos. No dia 24 de junho, foi publicada no Diário Oficial do Estado a desconstituição da comissão organizadora do certame para Auxiliar em Administração, cargo de nível médio.

A medida foi tomada para conter os gastos em decorrência da Covid-19. O órgão também optou por reprogramar a divulgação do edital para o segundo semestre.

De acordo com o órgão, o objetivo do certame é ampliar os serviços oferecidos em todo o Estado do Pará. De forma a garantir o acesso da população aos seus direitos.

A princípio, a seleção irá contemplar 15 vagas para o cargo de Auxiliar de Administração. Entretanto, o Procurador-Geral de Justiça, Gilberto Martins, informou que a oferta também contará com vagas para a carreira de Promotor.

Em sessão ordinária do Colégio de Procuradores de Justiça, no dia 23 de janeiro, foi apontado por Martins, a intenção de abrir 10 vagas para o cargo de Promotor.

A carreira de Promotor, tem requisitos como Bacharelado em Direito, registro na OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e, no mínimo, três anos de prática jurídica. Conforme informações do portal da transparência, o salário inicial do cargo é no valor de R$ 30.404,42.

Edital do concurso MP PA está previsto desde 2019

A publicação do edital do concurso MP PA para o cargo de Auxiliar de Administração, chegou a ser anunciado para o mês de novembro de 2019, pelo Ministério Público do Pará. Contudo, no mês seguinte, a comissão organizadora decidiu rever o cronograma.

Segundo o órgão, além das 15 vagas imediatas para Auxiliar de Administração o edital terá formação de cadastro de reserva com 150 candidatos aprovados. Os remanescentes poderão ser convocados para posse no decorrer do prazo de validade da seleção, que será de dois anos, prorrogáveis por igual período.

O cargo de Auxiliar de Administração, tem apenas o requisito de ensino médio completo para inscrição. As remunerações iniciais são de R$ 2.489,83, mais vantagens legais. As oportunidades serão para os 15 polos da instituição.

Em nota, a Administração do Ministério Público do Pará informa que as etapas avaliativas do certame serão aplicadas nas seguintes cidades: Abaetetuba, Altamira, Ananindeua, Belém, Breves, Capanema, Castanhal, Itaituba, Marabá, Paragominas, Parauapebas, Redenção, Soure, Santarém e Tucuruí.

A prova objetiva será composta por 70 questões, englobando as seguintes disciplinas: Língua Portuguesa, Noções de Informática, Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos do Estado do Pará, Lei Orgânica do Ministério Público do Pará.

Assim como Noções de Administração Pública, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Administrativo, Noções de Direito Civil. Todas essas informações constam no projeto básico inicial do concurso MP PA.

Saiba mais sobre o Concurso MP PA: Edital terá vagas para Auxiliar Administrativo!

BAIXE GRÁTIS PDF com Previsões para 2020 + Cronograma de Estudos + Aulas para começar HOJE

Acompanhe nossas

redes sociais