Compartilhar:

Concurso MP RJ: Certame deverá convocar mais de 250 candidatos!

Redator da Nova Concursos

icone calendario 20 set 2019

O concurso MP RJ (Ministério Público do Rio de Janeiro) deverá convocar mais de 250 candidatos, de acordo com o secretário-geral do MP RJ.

⇒ Confira todas as informações na página do concurso!

Convocação dos candidatos no concurso MP RJ

O concurso do Ministério Público do Rio de Janeiro deverá contar com um bom número de candidatos convocados. A informação é do secretário-geral do MP RJ, promotor Dimitrius Viveiros.

Segundo secretário-geral, a expectativa é que muitas contratações ocorram durante o prazo de validade do concurso, sendo 2 (dois) anos, podendo ser prorrogado.

“O número de 207 servidores convocados no último concurso é um interessante paradigma para as expectativas dos futuros aprovados. Considerando que a validade do próximo concurso poderá se estender por quatro anos, um ano a mais que o anterior, portanto provavelmente ultrapassaremos a marca de 250 convocações”, relatou Viveiros.

Ainda de acordo com preenchimento dos cargos, é destacado pelo secretário que os déficits ocorrem por diversos motivos. A composição do quadro de servidores efetivos do MP RJ é relativamente recente e formada, em sua expressiva maioria, por pessoas com idade inferior a 50 anos de idade. Por isso, não é possível concluir que a maioria das vagas surja por força de aposentadorias, necessariamente.

Em relação as aposentadorias, o secretário afirma que o estudo do quantitativo de pessoal que pode deixar o Ministério Público ainda não teve sua conclusão, mas que é importante mencionar que as aposentadorias não são, necessariamente, decorrentes do tempo de serviço.

“Neste ano de 2019, a Diretoria de Recursos Humanos já registrou 19 aposentadorias, por tempo de serviço e por invalidez. Não podemos deixar de considerar que muitos servidores do MP RJ, por serem qualificados, conseguem aprovação em outros concursos e geram vacâncias na carreira” salienta Dimitrius Viveiros.

Nova-MPRJ

Concurso MP RJ deverá ser concluído em 2020

O secretário-geral destaca que a contratação dos candidatos aprovados no concurso para a área de apoio do Ministério Público, deverá ser imediata, tão logo ocorra a homologação do certame, sendo no início de 2020.

“O concurso seguirá um cronograma rígido na sua execução, cujas etapas deverão transcorrer até o mês de fevereiro. A homologação do certame é ato do procurador-geral de Justiça e corresponde à última dessas etapas. Concluídas todas as fases, a Secretaria Geral deverá promover as primeiras convocações” informou o secretário.

Mediante o cronograma apertado, os candidatos terão pouco mais de dois meses para estudar para as provas. As datas são pautadas a partir da necessidade da instituição, salientando que o conteúdo programático do concurso é praticamente o mesmo em relação ao anterior, o que contribui positivamente em favor dos candidatos que já vinha se preparando para o concurso antes mesmo da divulgação do edital. Essa decisão, de certo modo, atenuou o impacto desse prazo entre as datas do edital e da prova.

Sobre as lotações, Viveiro revela que irá ocorrer sempre conforme a disponibilidade de vagas na localidade. Na hipótese de convocação de um grupo de candidatos aprovados para determinado cargo, a Diretoria de Recursos Humanos busca a preservação da escolha pelo nomeado, dentre as opções de vagas disponíveis naquela ocasião.

» Prepare-se para o concurso MP RJ + BÔNUS (GRÁTIS) «

Saiba mais sobre o Concurso MP RJ: EDITAL PUBLICADO com salários de até R$ 7,1 mil!

Ganhe 5% de desconto na primeira compra!

Acompanhe nossas

redes sociais