Concurso MPU: Órgão não descarta nenhum cargo no novo certame!

Redator da Nova Concursos

icone calendario 04 fev 2020

Foi revelado pelo diretor executivo do SindMPU, que nenhum cargo está descartado no novo concurso MPU 2020 (Ministério Público da União).

Cargos ofertados no concurso MPU

“Nenhum dos cargos que existe hoje na estrutura do Ministério Público da União pode ser descartado do concurso MPU 2020”. Essa foi a posição defendida pelo diretor executivo do SindMPU (Sindicato Nacional dos Servidores do MPU), Adriel Gael.

Por ter concurso válido para Técnico de Administração e Analista em Direito, a tendência é que o órgão não contemple essas carreiras no novo edital. Entretanto, o diretor executivo do sindicato apresentou uma possibilidade para que elas também sejam ofertadas. As nomeações dos candidatos, devem ocorrer após o término da validade do certame de 2018.

“Nada impede que a administração oferte aqueles mesmos cargos. A gente sabe que tem um concurso válido, de dois anos. Se ele for prorrogado por mais dois anos, a administração ofertando novamente esses cargos, só poderia nomear os servidores desse novo concurso após finalizado o prazo de validade do outro”, salientou Adriel Gael.

Homologado no mês de dezembro de 2018, o último concurso para a área de Apoio do MPU fica válido até o final de 2020. Existe a possibilidade de o órgão não prorrogar o prazo de validade, tendo em vista que é um hábito de cada procurador-geral da República realizar novo concurso em sua gestão. E com Antônio Augusto Aras, não seria diferente.

No mês de janeiro, foi confirmada pela Assessoria de Imprensa da Procuradoria Geral da República sobre a perspectiva do novo concurso MPU em 2020. Segundo o órgão, o objetivo é repor as vacâncias principalmente de aposentadorias que aumentaram após a aprovação da Reforma da Previdência.

“Há sim uma perspectiva de que seja realizado concurso para servidores ainda em 2020. Essa informação já foi oficializada pela Secretaria-Geral do Ministério Público da União. O objetivo é repor vagas originárias, sobretudo, de aposentadorias, que aumentaram após a Reforma da Previdência. Embora as providências para que os concursos possam ser realizados já estejam sendo tomadas, não é possível neste momento apontar a quantidade bem como a distribuição das vagas existentes”, consta em nota.

MPU realiza estudo no quantitativo de cargos para novo concurso

Segundo o diretor executivo do SindMPU, o órgão realiza os preparativos internos para o novo concurso. Os ramos que compõem o Ministério Público da União, devem fazer um levantamento de cargos vagos e em quais especialidades.

Ou seja: Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público do Trabalho (MPT), Ministério Público Militar (MPM) e o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). O próximo passo será a formação da comissão organizadora, responsável pelos trâmites até a publicação do edital, o que inclui a contratação da banca.

Ao ser questionado sobre os cargos que podem ser contemplados no concurso MPU 2020, o diretor destacou Técnico de TI, Agente de Segurança Institucional, Analista em Planejamento e Gestão. Esses cargos mais específicos são bem prováveis que venham.

Gael também argumentou que cargos que não tenham vacância atualmente, poderão ser ofertados. Uma vez, que podem vir como cadastro de reserva para prover servidores no prazo de validade do certame.

Em relação ao cargo de Técnico de Segurança e Transporte, o diretor definiu que tem 99% de chance de ser ofertado. No ano de 2018, essa carreira chegou a ser cogitada para a seleção, mas não foi contemplada por falta de orçamento.

Desde então, muitos servidores se aposentaram. Além disso, policiais militares e civis que realizavam a função foram afastados por determinação do procurador-geral, Augusto Aras. O procurador-geral tem adotado a política de valorização de membros e servidores.

De acordo com o diretor do sindicato, hoje o cargo de Analista Administrativo pode ser desempenhado por um técnico que tem formação em administração. “O servidor ganha um pouco a mais para desempenhar a função de analista. Mas, temos que nos esforçar para que os técnicos não sejam desviados da sua função por falta de servidores concursados”, detalhou. 

Segundo Gael, a tendência, é que o MPU perca mais funcionários pelos pedidos de aposentadorias nos próximos anos. Para ele, as regiões com maior carência são: Bahia, São Paulo, Distrito Federal, Porto Alegre e Rio de Janeiro.

» Prepare-se para o concurso MPU + BÔNUS (GRÁTIS) «

Saiba mais sobre o Concurso MPU: Edital para a área de Apoio está em análise!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais