Concurso MPU: Projeto de Lei Anual prevê 127 provimentos para o ano de 2021!

Redator da Nova Concursos

icone calendario 01 set 2020

O Projeto de Lei Orçamentária Anual 2021, prevê 127 provimentos de candidatos aprovados no concurso MPU (Ministério Público da União).

Provimentos de aprovados no concurso MPU

O Ministério Público da União tem 127 provimentos previstos para o ano de 2021, o quantitativo consta no PLOA (Projeto de Lei Orçamentária Anual) do próximo ano. Caso essa previsão seja concretizada, o concurso MPU deve ter novas nomeações.

O PLOA 2021, tem estimativa de provimentos para três ramos, sendo eles:

  • Ministério Público Federal (cargos vagos): 97 provimentos;
  • Ministério Público Militar (cargos vagos): 15 provimentos;
  • Ministério Público do Trabalho (cargos vagos): 15 provimentos.

O MPDFT (Ministério Público do Distrito Federal e Territórios), que também é um ramo do MPU, não tem provimentos no Projeto Orçamentário para 2021.

Quer Receber Todas Movimentações de Concursos Federais?

Receba em seu e-mail todas oportunidades de Concursos Federais

No geral, o Ministério Público da União registra déficit de 1.965 servidores. Desse quantitativo, são 1.759 servidores para o MPF, 130 servidores para o MPT, 52 servidores para o MPDFT e 24 servidores para o MPM.

Dessa maneira, os provimentos previstos no Orçamento não suprem a vacância total de servidores do órgão. Vale ressaltar, que o PLOA 2021 é apenas uma previsão para provimento de vagas e não de uma autorização.

O texto que prevê as receitas e despesas anuais da União ainda precisa ser aprovado pelo Senado Federal e pela Câmara dos Deputados. Assim, é possível que alterações sejam feitas no projeto.

Não é informado pelo texto enviado para análise no Congresso Nacional, para quais cargos serão os provimentos. O MPU tem certame com validade suspenso para Técnicos de Administração (nível médio) e Analista em Direito (nível superior). Esse edital foi divulgado no ano de 2018.

Como não tem outras seleções em validade, em caso de estimativa para demais cargos, o MPU deverá abrir um novo concurso público. Inclusive, o órgão tentou reserva orçamentária para selecionar Técnicos de Segurança e Transporte. Pauta que não foi atendida pelo Conselho Superior.

Concurso MPU confirma preparativos para 2020

O MPU chegou a confirmar a intenção em realizar novo concurso em 2020. Os preparativos foram iniciados no início do ano. O objetivo era suprir o déficit de servidores que aumentou, principalmente, após a Reforma da Previdência.

Com a chegada da pandemia da Covid-19, o órgão teve que redirecionar os esforços para o combate à pandemia. Mesmo assim, foi afirmado pelo Ministério Público da União que o certame continuava como um propósito da gestão.

No mês de julho, começou a circular pela internet que, além do Técnico de Segurança e Transporte, outros 03 cargos seriam cotados para o novo concurso MPU: Analista de Gestão Pública, Analista em Clínica Médica e Analista em História.

O apontamento na internet para os 04 cargos surgiu a partir da portaria nº 83 , de setembro de 2019, e pela portaria nº 33 , de fevereiro de 2020, divulgadas pelo Ministério Público da União.

As portarias fixam as atribuições básicas e as exigências para os cargos de Técnico e Analista do MPU. Algumas carreiras entraram em processo de extinção e tiveram novas nomenclaturas.

A portaria ainda criou o cargo de Analista do MPU/História. Por esse motivo, é possível que a carreira seja incluída no novo edital do concurso MPU. Além das demais carreiras com as novas nomenclaturas, desde que existam vacâncias no quadro de servidores.

Saiba mais sobre o Concurso MPU: Edital para a área de Apoio está em análise!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais