A volta do trabalho presencial no órgão, pode retomar os preparativos do edital do novo concurso MPU (Ministério Público da União).
Retomada das atividades presenciais no MPU
Foi autorizado pelo procurador-geral da República, Augusto Aras, o retorno das atividades presenciais nos ramos do Ministério Público da União a partir do dia 03 de agosto de 2020. Conforma a portaria interna, há autonomia para que cada unidade estadual decida sobre os prazos e diretrizes para volta das ações presenciais.
É recomendado que isso ocorra de forma gradual e siga as normas do Ministério da Saúde, quanto à proteção a Covid-19. Esse retorno poderia beneficiar os trâmites para a realização do novo concurso MPU.
Por mais que o certame seja um dos propósitos da atual gestão, a prioridade momentânea do MPU é a atuação no combate à Covid-19.
O Ministério Público da União tem um concurso com o prazo de validade suspenso. A seleção foi aberta, no ano de 2018, para os cargos de Técnico de Administração (nível médio) e Analista em Direito (nível superior na área). Na ocasião, o edital teve a oferta de 47 vagas.
Todos os candidatos foram avaliados por meio de prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório. No mesmo dia, somente os participantes inscritos no cargo de Analista também realizaram uma prova discursiva.

Paralelo a isso, a Administração do Ministério Público da União também prepara um novo concurso público. No mês de julho, foi destacado pela Assessoria de Imprensa que há um esforço para viabilizar a abertura de seleções para garantir o preenchimento de vagas.
As vacâncias surgiram, principalmente, por aposentadorias que aumentaram com a Reforma da Previdência.
Edital do concurso MPU deve sair no pós-pandemia
De acordo com o SindMPU (Sindicato Nacional dos Servidores do Ministério Público da União) a publicação do edital pode ficar para o primeiro semestre de 2021, a estimativa foi passada pelo secretário-geral adjunto do MPU, Eitel Santiago, em reunião.
Segundo o diretor sindical, Adriel Gael, a Secretaria-Geral destacou a vontade de realizar o novo concurso MPU. Contudo, com o avanço da pandemia no Brasil, o órgão não teria tempo hábil para finalizar os preparativos do certame em 2020.
“Existia sim a vontade da Administração de realizar o concurso este ano, mas com esse cenário de pandemia, a previsão é que o concurso ocorra no primeiro semestre de 2021”, informou Gael após reunião com Eitel Santiago.
Oficialmente, a Assessoria de Imprensa da PGR não informou um prazo para realização do novo concurso . Conforme a última informação, é que estava em curso o levantamento de cargos vagos junto aos quatro ramos que compõem o MPU.
São eles: Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público do Trabalho (MPT), Ministério Público Militar (MPM) e Ministério Público do Distrito Federal e Territórios.