Logo desconto Relógio
     horas                  minutos               segundos

Concurso PC ES: Corporação confirma que novo edital está sendo analisado!

Redator da Nova Concursos

icone calendario 02 jul 2020

Foi confirmado pela Assessoria de Comunicação da corporação, que o novo concurso PC ES (Polícia Civil do Espírito Santo) está em análise.

Análise do novo concurso PC ES

Foi confirmado pela Polícia Civil do Espírito Santo, que está analisando a abertura do novo concurso PC ES. A informação foi passada pela Assessoria de Comunicação da corporação. Segundo o setor, ainda não é possível definir uma data para divulgação do edital.

“A Polícia Civil informa que não há previsão de um novo edital no momento, mas está em fase análise, por parte da instituição, a possibilidade de elaboração de outro concurso”.

A expectativa é que o novo edital contemple o cargo de Delegado, uma vez que o concurso de 2019 foi anulado. No dia 22 de junho, deputados estaduais cobraram a realização do certame da Polícia Civil do Espírito Santo, em reunião da Comissão de Segurança da AL ES (Assembleia Legislativa do Espírito Santo).

Na ocasião, foi informado pelo deputado Danilo Bahiense (PSL), que esteve com o delegado chefe da Polícia Civil, Darcy Arruda, e o mesmo garantiu o empenho em realizar o novo concurso PC ES para o cargo de Delegado o mais rápido possível.

A carreira de Delegado requer bacharelado em Direito e três anos de prática forense depois da conclusão do curso de Direito. Ou ainda três anos de atividade policial, em qualquer instituição de segurança pública, devidamente comprovada.

Os salários iniciais são de R$ 10.058,56 para jornada de 40 horas de trabalho em dedicação exclusiva. A Polícia Civil do Espírito Santo tem concurso em andamento para os cargos de Peritos, Escrivães e Investigadores.

Concurso PC ES 2019 para Delegado foi anulado

No mês de março, o delegado-geral da Polícia Civil do Espírito Santo, Darcy Arruda, decidiu anular o concurso PC ES para o cargo de Delegado. A decisão foi divulgada no Diário Oficial do Estado, e atende a um parecer da PGE (Procuradoria Geral do Estado).

Foi recomendado pelo órgão, que o certame fosse anulado após a procura de um grupo de candidatos para questionar os critérios usados para correção da prova discursiva. Antes disso, a Defensoria Pública do Estado recomendou a suspensão do certame para apurar os fatos.

Isso porque, a seleção estava em um contexto de falta de informações e de críticas por parte da doutrina especializada em relação ao gabarito oficial adotado pela banca organizadora Instituto Acesso, caracterizando um flagrante a violação a diversos princípios da Administração Pública.

“Diante dessas reclamações, questionamos o Instituto Acesso, responsável pelo certame, a nos informar qual a qualificação das pessoas que elaboraram os exames e não obtivemos resposta. Os problemas encontrados foram nos critérios de correção da prova, pois alguns itens nem sequer existiam”, salientou a defensora pública, Flávia Benevides.

Segundo a defensora, a intenção da anulação foi resolver a situação de maneira extrajudicial, para que não haja prejuízo a nenhum dos candidatos.

O concurso PC ES foi aberto no mês de março do ano passado. O edital trouxe a oferta de 33 vagas imediatas para o cargo de Delegado. Os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas e discursivas, no dia 14 de julho de 2019, na cidade de Vitória/ES. As avaliações tiveram um total de 20 questões.

As próximas fases do certame seriam: exame de aptidão física, exame de sanidade física e mental, exame psicotécnico, prova oral, avaliação de títulos, comprovação do tempo mínimo de prática forense ou atividade policial, sindicância de vida pregressa e, por fim, um curso de formação profissional.

Saiba mais sobre o Concurso PC ES: Edital pode ser divulgado para Delegado, Perito, Escrivão e Investigador!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais