Pesquisar no blog

Concurso PC ES: Realização de nova seleção está confirmada!

Iago Almeida

icone calendario 18 mar 2021

Após gerar dúvidas entre os concurseiros, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, afirmou que o novo concurso PC ES está confirmado. Além disso, todos os editais que já estavam previstos no estado, acontecerão, segundo o parlamentar.

A dúvida foi gerada após um novo decreto ser publicado pelo Governo do Estado, suspendendo a abertura de concursos públicos no território do Espírito Santo.

Concurso PC ES: confirmação do certame

A confirmação do novo concurso Polícia Civil do Espírito Santo foi publicada pela Assessoria de Imprensa da Secretaria de Economia e Planejamento (SEP).

Em justificativa, a SEP afirmou a possibilidade de os órgãos pedirem exceção ao decreto, encaminhando a solicitação à Comissão de Melhoria da Eficiência e Racionalização dos Gastos Públicos (CMERGP).

“Mesmo com o Decreto nº 4.818-R, de 10 de fevereiro de 2021, publicado no Diário Oficial do Estado de quinta-feira (11/02), que estabelece medidas de contingenciamento e racionalização de gastos do Poder Executivo Estadual no ano de 2021, serão realizados os concursos públicos previstos na Lei Orçamentária Anual (LOA) 2021”, afirmou em nota.

Governador quer novos policiais

Ainda em janeiro deste ano, Renato Casagrande comentou sobre o edital que está previsto para 2021 e que ele quer ainda mais policiais para a corporação, garantindo duas áreas prioritárias, a Segurança e Educação.

“Eu vou abrir concurso para policiais. Aqueles que já estavam abertos nós já iniciamos o curso, e vamos abrir um outro edital em 2021 para policiais. Queremos abrir para professores também em 2021”, disse o governador.

“Pode ser dos dois. PM, com certeza. PC está numa fase mais anterior ao concurso que já está em andamento. PC, talvez. Mas não podemos falar de quantidade ainda”, completou.

O quantitativo de vagas que será ofertado pelo concurso não foi divulgado, entretanto, pelo governador, que confirmou vontade de fazer um concurso por ano.

“Nosso desejo é fazer um concurso por ano. Resolvemos esse concurso da polícia civil, militar e bombeiros, reabrimos o concurso de delegado, já que o que estava em andamento não tinha conserto. Vamos fazer concursos para policial militar, civil e bombeiros no ano que vem. Queremos fazer todo ano um pequeno número, para a gente não encontrar mais situações desesperadoras como as que eu encontrei em 2011 e 2019″, disse Casagrande.

Antes disso, a própria Polícia Civil confirmou uma nova seleção, em pronunciamento em outubro de 2020, informando que tinha dado início aos preparativos para um possível edital em 2021. 

“Polícia Civil informa que a elaboração do concurso público está em andamento, sendo ainda definido o quantitativo de vagas, cargos e salários. A previsão é que o certame seja realizado somente em 2021”, disse.

O último concurso para Delegado, que estava em andamento, acabou sendo anulado. Com isso, os aprovados não foram chamados e permanecem as vacâncias dos últimos anos.

Com isso, é provável que o novo certame ofereça ao menos 448 vagas, como teria afirmado o governador no dia 05 de outubro de 2020, após uma reunião com a cúpula da Segurança Pública. As vagas seriam para:

  • Escrivão: 130 vagas;
  • Auxiliar de Perícia/Médico Legal: 30 vagas;
  • Médico Legista: 30 vagas;
  • Investigador de Polícia: 150 vagas;
  • Perito Oficial Criminal: 76 vagas;
  • Psicólogo: 06 vagas;
  • Assistente Social: 06 vagas.

Saiba mais sobre o Concurso PC ES: Edital com vagas para os níveis médio e superior!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais