Pesquisar no blog

Concurso PC GO: Pedido com 418 vagas é confirmado pela Alego!

Iago Almeida

icone calendario 01 mar 2021

Assim como divulgado pelo deputado estadual, Delegado Humberto Teófilo (PSL), no início de fevereiro, o novo concurso PC GO (Polícia Civil de Goiás) deverá ter 418 vagas ofertadas.

A informação foi confirmada pela Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), que enviou pedido para preenchimento dos cargos de Agente (303) e Escrivão (115).

Mais de 3 mil servidores serão contratados

A Alego confirmou que a decisão foi uma resposta aos ofícios que o deputado chegou a enviar para a Secretaria de Segurança Pública do Estado de Goiás (SSP). A previsão é que mais de três mil servidores sejam contratados nas forças de segurança pública do Estado.

“Teófilo tem sido reconhecido por ser um parlamentar muito atuante na Assembleia Legislativa, sobretudo na defesa da segurança pública e da realização de concursos em Goiás. E, pelo que se percebem, os esforços empreendidos têm sido convertidos em bons resultados”, afirmou a Alego.

“Tendo em vista que a Polícia Civil tem suportado grave e sensível deficiência em seu quadro de pessoal, uma vez que o efetivo hoje disponível é semelhante ao existente há trinta anos, quando a criminalidade e a população goiana eram expressivamente menores, sirvo-me do presente para solicitar a Vossa Senhoria a deflagração de concurso público para o preenchimento de vagas nos cargos de Escrivão de Polícia da 3ª Classe e de Agente de Polícia da 3ª Classe.” – trecho do requerimento enviado pela pasta.

Concurso PC GO: aval recebido e comissão formada

Em 2017, a Polícia Civil de Goiás chegou a receber um aval positivo para o novo concurso com 650 vagas, sendo 100 para Delegado e 550 para Agentes e Escrivães. Entretanto, o número mudou após novo aval.

É necessário curso de nível superior em qualquer área para concorrer a um dos dois cargos do concurso, sendo que para Agente ainda é solicitado carteira nacional de habilitação, no mínimo, categoria B

Logo após o aval em 2017, os preparativos para o novo concurso entraram em vigor e em 2018, a corporação chegou a formar uma comissão para o novo certame.

Doze servidores foram escolhidos para elaborar e aprovar o termo de referência do concurso, que antecede o edital. Os membros da comissão são responsáveis também por avaliar e acompanhar todas as etapas do concurso.

Chegou a ser publicado também, em fevereiro, uma orientação do promotor do estado para que haja um remanejamento de pessoal da Polícia Civil para dotar as delegacias do estado.

Segundo o documento, o objetivo era ter, pelo menos, um Agente de polícia e/ou Escrivão, “de forma que o atendimento da Polícia Civil aos cidadãos seja feito por um servidor efetivo do órgão e não mais por servidores comissionados ou cedidos por prefeituras”

Último concurso PC GO

Realizado em 2016, o último concurso da Polícia Civil de Goiás teve o Cebraspe (Cespe/UnB) como responsável pela organização. Foram ofertadas 500 vagas para os cargos de Agente (280) e Escrivão (220).

Entre os inscritos, 25.072 eram para o cargo de Agente e 6.257 para Escrivão, com uma relação candidato por vaga de 89,5 e 28,4, respectivamente.

Os candidatos foram avaliados por meio de Prova objetiva; Prova discursiva; Avaliação Médica; Avaliação de aptidão física; Exame Psicotécnico; Prova prática de digitação (apenas para Escrivão); e Avaliação de vida pregressa e investigação social.

Com 70 questões, a prova objetiva contou com um total de 70 pontos, tendo questões do tipo múltipla escolha, com cinco opções (A, B, C, D, E). Apenas uma resposta era a correta, de acordo com o comando da questão.

Saiba mais sobre o Concurso PC GO: Edital publicado com 864 vagas. Nível superior!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais