Concurso PC PA: Banca organizadora definida; edital ofertará 1.495 vagas!

Redator da Nova Concursos

icone calendario 31 ago 2020

Seplad confirma escolha da banca organizadora do concurso PC PA (Polícia Civil do Pará), edital com 1.495 vagas pode ser publicado a qualquer momento.

Banca organizadora do concurso PC PA

Foi definida a banca organizadora que será responsável pela execução do novo concurso PC PA, sendo o Instituto AOCP, que foi vencedora da 2ª fase do processo licitatório.

Diferentemente da Polícia Militar do Pará , cujo resultado saiu no Diário Oficial, o nome do Instituto AOCP como ganhador foi informado pela própria Seplad (Secretaria de Planejamento e Administração do Estado do Pará).

Quer Receber Todas Oportunidades para Polícia Civil?

Receba em seu e-mail todas oportunidades para o cargo de policial civil

Em nota, foi afirmado pela pasta que a empresa obteve o melhor resultado após as análises da comissão especial de licitação. A 2ª fase do processo licitatório da Polícia Civil do Pará foi realizada no dia 20 de agosto, com a presença das seis bancas organizadoras habilitadas.

Além do Instituto AOCP, também concorreram o IADES, Cebraspe, CETAP, FADESP e Consulplan. As análises e ponderações de todas as empresas das concorrências, conforme a Seplad.

Segundo informações da Secretária Adjunta de gestão e modernização da Seplad, Josynélia Tavares, a gestão trabalhou para que a licitação fosse realizada o mais breve possível, de forma transparente.

“O concurso da PM e da PC é um compromisso de governo com a categoria, que já possui uma defasagem de servidores, em razão de vacâncias no quadro. Nesse sentido, a Seplad, por meio da Diretoria de Gestão e logística e em conjunto com a comissão formada para a licitação desses concursos, vem trabalhando sem medir esforços, para dar continuidade ao processo de seleção da banca organizadora, buscando a melhor proposta no quesito técnica e preço, envidando pela legitimidade e o devido processo legal em todas as fases, sem perder o ritmo intenso de trabalho objetivando a conclusão dessa seleção o mais breve possível”, salientou Josynélia Tavares.

Vale ressaltar, que as demais cinco bancas organizadoras ainda podem entrar com recurso contra o resultada da 2ª fase do processo licitatório.

O prazo para envio das contestações será de cinco dias úteis, contados a partir do dia 31 de agosto. Ou seja, elas terão até o dia 08 de setembro, uma vez que nada data de 07 de setembro é feriado nacional do dia da Independência.

Para isso, as empresas deverão consultar a ata do resultado final no site de Compras e esperar por uma análise da comissão organizadora, que poderá impugnar ou validar cada recurso.

Novo concurso PC PA é urgente

A realização do novo concurso PC PA é aguardada com grande expectativa, pois além de renovar o efetivo também irá suprir um déficit que aumenta a cada ano. O efetivo está muito abaixo do esperado.

Segundo informações da delegada responsável pela Academia de Polícia Civil, Karina Figueiredo, isso faz com que muitos agentes tirem plantões extras e pessoas que trabalham em outras áreas acabam sendo deslocadas para reforçar as equipes.

“Para se ter uma ideia, na operação mais recente que fizemos, a Lua Nova, tivemos de pedir reforços do interior do Estado. Daí a enorme importância do concurso público. Sem contar que, todos os anos, um percentual considerável se aposenta. São duas instituições que precisam de reposição frequente”, salientou a delegada.

A Seplad prevê e trabalha para divulgar o concurso PC PA ainda em 2020, com a publicação do edital. Por isso, corre para agilizar os preparativos finais liberando o documento de abertura. O próprio diretor-geral, Alberto Teixeira, comentou sobre a expectativa de aplicar provas no início do ano de 2021.

“Nós temos a convicção de que ainda no primeiro semestre de 2021 teremos o início das provas de seleção para a Polícia Civil do Estado. Vamos disponibilizar vagas para delegado, escrivão e papiloscopista, todos de suma importância no desvendar de crimes naquilo que trabalhamos enquanto polícia judiciária. Vamos ofertar em torno de 1.500 vagas, o maior da história do órgão levado a efeito por este Governo. Ganha a sociedade, com mais segurança pública e a tão almejada paz social”, informou o delegado-geral da Polícia Civil, Alberto Teixeira.

Saiba mais sobre o Concurso Polícia Civil PA: SAIU EDITAL com oferta de 1.088 vagas; salários de até R$ 18 mil!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais