Concurso PC PA: Banca organizadora será definida no mês de fevereiro!

Redator da Nova Concursos

icone calendario 02 jan 2020

A banca organizadora do concurso PC PA (Polícia Civil do Pará ) será definida no mês de fevereiro. É esperando que o certame oferte 1.495 vagas!

Definição da banca organizadora do concurso PC PA

Foi divulgado no Diário Oficial do Pará, um novo Aviso de Licitação que visa a contratação da banca organizadora do concurso PC PA. As oportunidades serão para os cargos de Delegado, Investigador, Escrivão e Papiloscopista.

As empresas com interesse em organizar o certame já podem enviar suas propostas. A reabertura está prevista para acontecer no dia 17 de fevereiro de 2020, no horário das 09 horas, no endereço da Secretaria de Estado de Planejamento e Administração. A primeira Licitação divulgada, estava marcada para a data de 06 de janeiro.

É esperando que o concurso PC PA oferte 1.495 vagas, distribuídas da seguinte forma:

  • Delegado: 265 vagas;
  • Escrivão: 252 vagas;
  • Investigador: 818 vagas;
  • Papiloscopista: 160 vagas.

Vale ressaltar, que existe outro certame da Polícia Civil do Pará em andamento, para a carreira administrativa. Neste caso, são ofertadas 11 vagas para os cargos de Técnico em Gestão Pública e Técnico em Gestão de Informática. O Instituto AOCP foi escolhido como banca organizadora.

Atribuições dos cargos do concurso PC PA

Delegado da PC PA

  • Dirigir, coordenar, supervisionar e fiscalizar as atividades administrativas e operacionais do órgão ou unidade policial sob sua direção; cumprir e fazer cumprir, no âmbito de sua competência, as funções institucionais da Polícia Civil; planejar, dirigir e coordenar, com base na estatística policial e no conhecimentos produzido pela atividade de inteligência policial, as operações policiais no enfrentamento efetivo à criminalidade, na área de sua competência; exercer poderes discricionários afetos ao cargo que objetivem proteger os direitos inerentes à pessoa humana e resguardar a segurança pública e a justiça criminal; praticar todos os atos da polícia, na esfera de sua competência, visando à diminuição da criminalidade e da violência; zelar pelo cumprimento dos princípios e funções institucionais da Polícia Civil; zelar pelos direitos e garantias constitucionais fundamentais; instaurar e presidir inquéritos policiais e outros procedimentos administrativos no âmbito de sua competência, cabendo-lhe, privativamente, o indiciamento decorrente do livre convencimento jurídico penal, fundamentado nos elementos informativos de prova colhidos no Inquérito Policial; promover diligências, requisitar informações, determinar exames periciais, remoções e documentos necessários à instrução do inquérito policial ou outros procedimentos decorrentes das funções institucionais da Polícia Civil e manter o sigilo necessário à elucidação do fato e às investigações a seu cargo.

Escrivão da PC PA

  • Participar na formação de inquéritos Policiais e procedimentos administrativos, sob a presidência da autoridade Policial competente, expedir, mediante requerimento deferido pela autoridade Policial competente, certidões e translado; executar tarefas administrativas atinentes à atividade cartorária; responder pela guarda de objetos apreendidos, dando-lhes destinação legal, de acordo com a determinação da autoridade competente, bem como a escrituração dos livros de registro prisional; manter o controle do inventário dos bens patrimoniais da Unidade Policial, promovendo cargo e baixa dos mesmos.

Investigador da PC PA

  • Proceder, mediante determinação da autoridade Policial, às diligências e investigações Policiais com o fim de coletar elementos para a elucidação de infrações penais ou administrativas para instrução dos respectivos procedimentos legais; efetuar prisões em flagrantes ou mediante mandato (conduzir e escoltar presos); cumprir mandados expedidos pela autoridade Policial ou judiciária competente; operar equipamento de comunicações; conduzir veículos automotores e outros meios de transporte, desde que habilitado; executar outras determinações emanadas da autoridade Policial ou chefia competente, efetuar registro de ocorrência policial, de forma concorrente com os demais agentes da autoridade, confeccionar relatório das diligências relacionado a atos de rotina do procedimento de polícia judiciária, elaborar relatório de investigação, cuja finalidade consiste na descrição das informações obtidas no curso das diligências realizadas, visando à elucidação da infração penal, acessar banco de dados em geral específico disponível na área de segurança pública através da rede mundial de computadores e outros meios de consulta, objetivando subsidiar a percepção penal.

Papiloscopista da PC PA

  • Desempenhar atividades relacionadas ao cumprimento das formalidades legais necessárias aos inquéritos, aos processos e aos demais serviços cartorários; colher as impressões digitais no vivo e no morto, para fins de identificação civil e criminal; proceder à identificação papiloscópica e necroscopapiloscópica com a elaboração do respectivo laudo técnico; proceder à perícia iconográfica e ao retrato falado, com a elaboração do respectivo laudo técnico; planejar e desenvolver pesquisa na busca de aperfeiçoamento e na especialização na área; desempenhar outras atividades de interesse do órgão.

» Prepare-se para o concurso PC PA + BÔNUS (GRÁTIS) «

Saiba mais sobre o Concurso Polícia Civil PA: Edital será publicado em 2020!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais