Pesquisar no blog

Concurso PC PA: Autorização e convocação dos remanescentes da última seleção. Confira!

Iago Almeida

icone calendario 08 ago 2023

Está, enfim, autorizado o edital do novo concurso PC PA . Além disso, também está confirmada a convocação de excedentes do último edital; veja detalhes e prazos!

Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui  e saiba mais!

Concurso PC PA: quando sai o novo edital?

É o que os concurseiros querem saber! Ainda não há nenhum prazo, mas certo é que um novo edital para a Polícia Civil do Pará está cada vez mais próximo.

Isso porque a seleção está oficialmente autorizada com oportunidades que abrangerão as áreas Policial e Administrativa.

Assim, o anúncio oficial esteve feito pelo governo, nas redes sociais, em vídeo gravado pela atual chefe da Seplad, Elieth de Fátima.

De acordo com a divisão, vão ser 100 vagas para Escrivão e 137 vagas para carreiras do setor administrativo, que ainda não estão confirmadas.

Mas, outra boa notícia é que candidatos aprovados, remanescentes do último concurso da corporação, também acabarão convocados.

“O concurso para o Polícia Civil do Pará está autorizado com vagas para escrivães e área administrativa. Além disso, iremos chamar todos os remanescentes do último concurso, tanto delegados, quanto os investigadores. A PCPA aumenta o efetivo para atender as demandas nos 144 municípios do Pará!”, disse ela.

Mesmo sem prazo para publicação do novo edital, vale destacar que ele se encontra nas previsões para o segundo semestre de 2023.

“Sem dúvida é um investimento importante para segurança pública. É mais uma ação estratégica do Governo do Pará que vem fortalecer a segurança pública, especialmente a Polícia Civil. As vagas são importantes pois vão possibilitar um melhor atendimento em todas as nossas unidades da capital e do interior, além de dinamizar nossas atividades administrativas, que teve o último concurso realizado em 2006. Será um incremento operacional e administrativo visando melhor atender a população paraense”, disse o Delegado-geral da Polícia Civil, Walter Resende.

Previsão de cargos na área administrativa

Uma seleção para a área Administrativa, para suprimento dos cargos de apoio, está prevista desde o início de 2022.

Assim, a expectativa era de que o edital fosse publicado ainda no início do ano passado, o que não aconteceu.

Ademais, a previsão era de que estivessem ofertadas 11 vagas para o cargo de Técnico em Gestão, sendo contempladas as seguintes especialidades:

  • Técnico em Gestão de Informática
    • Engenheiro de Sistemas: 1 vaga
  • Técnico em Gestão Pública
    • Assistente Social: 9 vagas
    • Contador: 1 vaga

Como são 137 vagas para carreiras do setor administrativo autorizadas, então mais cargos poderão se contemplar na nova seleção.

Salários

No último concurso da Polícia Civil do Pará , realizado em 2020 e organizado pela banca Instituto AOCP, os salários foram de R$ 6.893,57.

O valor acima, no entanto, é para as carreiras policiais, ou seja, Escrivão. Mas, para Delegado, o valor foi de R$ 18.050. As jornadas de trabalho de todos os cargos eram de 44 horas semanais.

Requisitos da última seleção

  • Ter nacionalidade brasileira ou portuguesa, e, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo Estatuto de Igualdade entre Brasileiros e Portugueses;
  • Ter idade mínima de 18 anos;
  • Estar em dia com as obrigações eleitorais e, no caso do candidato do sexo masculino, também com as militares;
  • Possuir graduação de nível superior em Direito (Delegado) ou em qualquer área (demais cargos);
  • Possuir CNH B (apenas para Investigador da Polícia Civil);
  • Ser considerado apto física e mentalmente para o exercício do cargo no exame médico pré-admissional realizado pela perícia médica oficial;
  • Declarar expressamente o exercício ou não de cargo, emprego ou função pública nos órgão ou entidade dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios;
  • Não ter sido condenado criminalmente por sentença judicial transitada em julgado ou sofrido sanção impeditiva do exercício de cargo público por qualquer órgão público ou entidade dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios;
  • Estar em pleno exercício dos direitos políticos;
  • Ter conduta pública e privada irrepreensível, não possuindo antecedentes criminais;
  • Ter reputação ilibada.
Saiba mais sobre o Concurso Polícia Civil PA: Comissão formada. 237 vagas!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais