Concurso PC PR: O que faz um Delegado!

Redator da Nova Concursos

icone calendario 26 fev 2020

O concurso PC PR (Polícia Civil do Paraná) foi autorizado para ofertar 400 vagas. O processo para definição da banca organizadora já está em andamento!

A expectativa é que o edital seja publicado no primeiro semestre de 2020. Desse quantitativo, 50 vagas serão destinadas para o cargo de Delegado.

Mas afinal, você sabe o que faz a carreira, quais os requisitos e atribuições que competem a função?! Pensando nisso, a Nova Concursos preparou esse artigo informando tudo sobre o cargo. Confira!

O que faz um Delegado da PC PR

Do quantitativo de oportunidades que serão ofertadas no novo concurso PC PR, 50 vagas são destinadas para o cargo de Delegado.

A carreira é destinada para os candidatos que possuem o nível superior em Direito, o salário inicial ultrapassa a casa dos R$ 13.000,00.

Vale ressaltar, que a idade mínima para concorrer a uma vaga na função é 21 anos completos. Também é necessário ter Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria D ou superior, além de estar em dia com as obrigações eleitorais e militares.

O Delegado da Polícia é o chefe da Polícia Investigativa, a chamada Polícia Judiciária (que abrange tanto a Polícia Civil quanto a Polícia Federal).

Também denominado de Autoridade Policial, o Delegado tem a função de comandar a investigação de crimes, desvendando delitos e com isso permitindo a responsabilização dos infratores.

A apuração das infrações penais é, via de regra, documentada em um inquérito policial. Ao presidir o inquérito policial, o Delegado coordena os trabalhos determinado quais diligências devem ser feitas, contra quem, onde e quando, para assim esclarecer os fatos de maneira imparcial.

O Delegado tem o poder de em certas situações prender indivíduos, apreender bens e acessar dados sigilosos. Ou seja, a depender da deliberação do Delegado de Polícia, um cidadão pode ter sua liberdade, patrimônio e intimidade restringidos.

Também tem a possibilidade de: conceder liberdade provisória com fiança, realizar indiciamento, buscas em indivíduos, requisitar perícias e documentos, nomear peritos e escrivães, expedir mandados de intimação e de condução coercitiva, determinar ação controlada, fazer acordo de colaboração premiada, ordenar destruição de plantações ilícitas e a incineração de drogas, dentre outros poderes.

Além de conhecer os requisitos básicos para a função, é necessário entender quais são as atribuições de um Delegado da Polícia Civil do Paraná. Segundo o regulamento e estrutura da PC PR, está entre as funções da carreira:

  • Organizar, dirigir, coordenar e controlar todos os atos próprios de investigação;
  • Atuar na prevenção, repressão e processamento dos crimes e contravenções previstos nas disposições legais;
  • Coordenar, dirigir e orientar o serviço de polícia no Estado, cumprindo e fazendo cumprir as determinações do Secretário de Estado da Segurança Pública;
  • Promover o desenvolvimento funcional dos integrantes da Polícia Civil e sua integração aos seus objetivos operacionais;
  • Incumbir qualquer autoridade policial e demais servidores para o desempenho de missões, respeitado o princípio hierárquico;
  • Aprovar as escalas de férias dos servidores da Polícia Civil, conforme as disposições legais;
  • Participar do Conselho da Polícia Civil como presidente e, do Conselho Superior de Polícia como membro, bem como compor como membro ou substituir o Secretário de Estado da Segurança Pública no Conselho Diretor da FUNRESPOL;
  • Promover a apuração das infrações funcionais na forma estatutária;
  • Propor ao Secretário de Estado da Segurança Pública, o provimento ou substituição de cargos em comissão;
  • Expedir normas em instruções regulamentares e ordens para o perfeito funcionamento das unidades da Polícia Civil;
  • Decidir recursos na área de Polícia Administrativa;
  • Determinar ou autorizar a realização de diligência ou a execução de serviços pertinentes à função policial, fora do Estado;
  • Movimentar, de acordo com a conveniência do serviço e da legislação em vigor, o pessoal administrativo e policial em exercício na Polícia Civil, respeitado o princípio hierárquico;
  • Representar a Polícia Civil nas suas relações com as instituições públicas e particulares;
  • Desempenhar outras tarefas compatíveis com a posição e por determinação superior.

» Prepare-se para o concurso PC PR + BÔNUS (GRÁTIS) «

Saiba mais sobre o Concurso PC-PR 2020: Provas podem ser realizadas no mês de janeiro de 2021!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais