Compartilhar:

Concurso PC RJ: Até março estará tudo definido; relata diretor da Acadepol!

Redator da Nova Concursos

icone calendario 26 jan 2020

Foi informado pelo diretor da Acadepol, delegado Carlos Eduardo Rangel, que até o mês de março de 2020, o processo de abertura do concurso PC RJ (Polícia Civil do Rio de Janeiro) estará definido.

Processo de abertura do concurso PC RJ

Segundo informações do diretor da Acadepol (Ensino da Academia de Polícia Sylvio Terra), delegado Carlos Eduardo Rangel, no mês de março deste ano o concurso PC RJ estará definido. Os editais estão prontos desde 2019, o relato aconteceu no evento Palestrão Futuro Servidor – Carreiras da Segurança RJ.

Na ocasião, o representante da Secretaria de Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro reforçou que o concurso PC RJ está atualmente na fase de escolha das bancas organizadoras.

“Estamos na fase de contratação das bancas, tendo muito cuidado nessa escolha. Temos sete concursos e estamos tratando cada um como uma operação”, informou.

Apesar das indefinições sobre a banca organizadora, o diretor da Acadepol disse que os candidatos não devem temer a banca da seleção.

“Não se preocupem com isso (a banca do concurso da Polícia Civil). A organizadora é uma questão logística e estratégica. A banca examinadora é 100% da Polícia Civil”.

As declarações do diretor mostram que independentemente da banca organizadora escolhida, a Polícia Civil irá manter o seu perfil de avaliação dos candidatos, o mesmo das últimas provas. A preparação dos candidatos deve se dar pelas provas anteriores da própria PC RJ, completou o diretor Carlos Rangel.

Também foi confirmado pelo diretor da Acadepol, que o concurso PC-RJ terá sete editais e que o de Delegado sairá primeiro. Outra informação exclusiva de Rangel, é que as seleções de Inspetor, Investigador e Perito Legista irão sair primeiro.

“Em seguida, sairão os editais de inspetor investigador e perito legista, áreas com maior necessidade”, informa o diretor.

Nova-PCRJ

Vagas serão para todos os níveis de escolaridade

Em novembro de 2019, o governo do Rio de Janeiro, concedeu aval para um novo concurso PC RJ, com oferta de 864 vagas em todos os níveis de escolaridade. Desse total, 12 vagas serão para Auxiliar de Necropsia (nível fundamental), 16 vagas para Técnico de Necropsia (nível médio), 54 vagas para Perito Legista, 20 vagas para Perito Criminal (nível superior em áreas específicas).

Além de 47 vagas para a carreira de Delegado (nível superior em Direito), 597 vagas para Inspetor (nível superior em qualquer área) e 118 vagas para Investigador (nível médio). Entretanto, o quantitativo não supre o déficit de quase 14.000 agentes.

Foi explicado pela Assessoria de Imprensa da corporação, que após estudo prévio das contas do Estado, o Conselho Regional de Recuperação Fiscal (RRF) autorizou provimento de apenas 864 vagas.

No momento, esse é o quantitativo que não representará impactos ao orçamento estadual. Contudo, mais oportunidades poderão ser abertas no decorrer do prazo de validade dos concursos.

Sendo assim, é possível que os candidatos aprovados como excedentes sejam convocados enquanto o resultado final permanecer válido. Confira quais são os passos que faltam para que o concurso PC RJ seja aberto:

  • Término da licitação para escolha da banca organizadora;
  • Publicação do resultado no Diário Oficial;
  • Alinhamento entre as partes quanto as datas de inscrição e provas.

A expectativa é que o primeiro edital divulgado do certame seja para o cargo de Delegado. Isso porque, apresenta os trâmites internos mais adiantados. As bancas examinadoras, por exemplo, já foram formadas e realizam reuniões para definições da metodologia das avaliações.

» Prepare-se para o concurso PC RJ + BÔNUS (GRÁTIS) «

Saiba mais sobre o Concurso Polícia Civil RJ: Mais de 800 vagas em 2020!

BAIXE GRÁTIS PDF com Previsões para 2020 + Cronograma de Estudos + Aulas para começar HOJE

Acompanhe nossas

redes sociais