Concurso PC RJ: Autorizado edital para o cargo de Investigador!

Redator da Nova Concursos

icone calendario 06 fev 2020

Foi autorizado a abertura do novo concurso PC RJ (Polícia Civil do Rio de Janeiro) destinado para o cargo de Investigador de Polícia, banca organizadora será escolhida até março.

Autorizado concurso PC RJ para Investigador

Mediante a publicação do chamamento público das empresas interessadas em organizar o novo concurso PC RJ. Agora foi autorizado o edital para o cargo de Investigador Policial 3ª Classe, com exigência que o interessado tenho o nível médio de formação.

Vale ressaltar, que anteriormente foi autorizada a realização para 864 vagas e que a banca organizadora já estaria no processo de finalização, podendo ser escolhida até o mês de março.

O certame irá ofertar vagas de caráter imediato para vários cargos da carreira da Polícia Civil, sendo eles:

  • Delegado de polícia: 47 vagas;
  • Perito legista: 54 vagas;
  • Inspetor: 597 vagas;
  • Investigador: 118 vagas;
  • Perito Criminal: 20 vagas;
  • Técnico de necropsia: 16 vagas;
  • Auxiliar de necropsia: 12 vagas.

As contratações atendem a uma demanda do quadro de funcionários que, de acordo com o governador, está em praticamente 1/3 do que seria o ideal.

A realização do certame também foi pauta de encontro entre o secretário da Polícia Civil do Rio de Janeiro, delegado Marcus Vinícius Braga, e a diretora da Acadepol, delegada Renata Teixeira, que informou mais detalhes sobre o concurso serão divulgados em breve.

Confira o extrato do documento que visa a contratação da banca organizadora:

Anteriormente, havia sido autorizado pelo governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, o concurso da Polícia Civil do estado. O despacho foi divulgado no Diário Oficial e consta a oferta de 864 vagas para os cargos de Delegado de Polícia, Perito Legista, Inspetor, Investigador, Perito Criminal, Técnico de Necropsia e Auxiliar de Necropsia.

Também foi confirmado pela diretora da Acadepol, as fases do concurso PC RJ. Segundo informações da delegada, a seleção será composta por duas fases avaliativas, sendo elas:

1ª fase

  • Prova de Conhecimentos;
  • Exame médico;
  • Exame Psicotécnico;
  • Prova de Capacidade Física.

2ª fase

  • Curso de Formação.

O certame irá ofertar vagas desde o nível fundamental até o nível superior. Os cargos de Inspetor, Perito Legista e Delegado, exigem o nível superior. A carreira de Técnico de Necropsia, tem exigência do nível médio e o cargo de Auxiliar de Necropsia, é exigido o nível fundamental.

Nova-PCRJ

Confira os principais requisitos para ingressar nos cargos do concurso PC RJ:

  • Inspetor: nível superior em qualquer área;
  • Perito Legista: nível superior em Medicina, Odontologia, Farmácia ou Bioquímica;
  • Delegado: nível superior em Direito;
  • Técnico de Necropsia: nível médio;
  • Auxiliar de Necropsia: nível fundamental;
  • Perito Criminal: nível superior em Engenharia, Informática, Farmácia, Veterinária, Biologia, Física, Química, Economia, Ciências Contábeis ou Agronomia, dependendo da área específica;
  • Investigador: nível médio.

Atribuições dos cargos do concurso PC RJ

O candidato com interessa em uma das vagas que serão ofertadas no concurso da Polícia Civil do Rio de Janeiro, deve estar atento para as atribuições dos cargos que serão oferecidos, sendo elas:

Delegado

  • Exercer atividades de supervisão, planejamento, coordenação e controle, no mais alto nível de hierarquia da Administração Policial do Estado, zelar pela segurança do Estado e de sua população, concorrer para a manutenção da ordem pública, promover a prevenção, a apuração e a repressão das infrações penais, defender as instituições públicas, assegurar a observância da lei e outras atividades que forem definidas por lei ou regulamento.

Inspetor

  • Exercer atividades, envolvendo supervisão, coordenação, orientação e controle de chefias de policiais civis, bem como assistência às autoridades superiores em assuntos técnicos especializados e fiscalização de trabalhos de segurança, investigações e operações policiais; exercer a segurança de autoridades, de bens e de serviços ou de áreas de interesse da segurança interna, bem assim investigações e operações policiais, com vistas à apuração de atos e fatos que caracterizam infrações penais.

Investigador

  • Cumprir os despachos do Delegado de Polícia, proceder pesquisas para o estabelecimento das causas, circunstâncias e autoria das infrações penais e administrativas, cumprir diligências, dar cumprimento à mandados de prisão e de busca e apreensão, participar na gestão de dados, informações e conhecimentos pertinentes à atividade investigativa e na execução de prisões, executar as ações necessárias para a segurança policial, expedir, mediante requerimento e despacho da autoridade policial, certidões e traslados, executar a busca pessoal, a identificação criminal e datiloscópica de pessoas (na ausência do Papiloscopista Policial) para captação dos elementos indicativos de autoria de infrações penais, coletar dados objetivos e subjetivos pertinentes aos vestígios encontrados em bens, objetos e em locais de cometimento de infrações penais para os fins de apuração de infrações penais, registrar boletins de ocorrência, pesquisar antecedentes criminais e emplacamentos de veículos, atender o público pessoalmente e por telefone nos plantões policiais.

Perito Legista

  • Exercer atividades de nível superior e envolvendo supervisão, planejamento, coordenação, controle, orientação e execução de perícias médico-legais, no vivo e no morto e exames decorrentes, bem como estabelecimento de novos métodos, técnicas e procedimentos de trabalho, em qualquer órgão da Polícia Civil, compatível com as suas atribuições.

Perito Criminal

  • Exercer atividades de nível superior, envolvendo supervisão, planejamento, estudos, coordenação, controle, orientação e execução de perícias criminais em geral, observadas as respectivas especialidades, bem como o estabelecimento de novas técnicas e procedimentos de trabalho, em qualquer órgão da Polícia Civil, compatível com suas atribuições.

Técnico de Necropsia

  • Exercer atividades de natureza repetitiva relativa à execução de trabalhos operacionais-complementares, na área de anatomopatologia, abrangendo a realização de necropsia e dissecação de cadáveres, sob supervisão direta de Peritos Policiais, assim como conservação do material técnico.

Auxiliar de Necropsia

  • Exercer atividades de natureza repetitiva relacionada à remoção, lavagem e asseio de cadáveres, limpeza e conservação de necrotérios.

» Prepare-se para o concurso PC RJ + BÔNUS (GRÁTIS) «

Saiba mais sobre o Concurso Polícia Civil RJ: Mais de 800 vagas em 2020!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais