Compartilhar:

Concurso PC RJ: Confirmado nível médio para o cargo de Investigador!

Redator da Nova Concursos

icone calendario 24 set 2019

O secretário de Polícia Civil-RJ, confirmou que o cargo de Investigado exigirá o nível médio no concurso PC RJ (Polícia Civil do Rio de Janeiro).

⇒ Confira todas as informações na página do concurso!

Nível Médio para o cargo de Investigador do concurso PC RJ

Foi confirmado pelo secretário de Polícia Civil do Rio de Janeiro, Marcus Vinícius Braga, qual será a escolaridade exigida no concurso PC RJ para o cargo de Investigador. Segundo Braga, o pré-requisito será o candidato ter o ensino médio completo.

“Exigiremos o 2° grau (nível médio) para o cargo de Investigador”, informou o titular durante uma entrevista coletiva, no Palácio Guanabara. Dessa maneira, o secretario descartou a possibilidade de o governo entrar com recurso para que o requisito volte a ser nível superior.

A declaração de Braga, ocorreu após o TJ RJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro) julgar como inconstitucional a lei que modificava a escolaridade de investigador para nível superior. Em decisão assinada no dia 04 de setembro, o desembargador Heleno Ribeiro Nunes constatou vício de iniciativa e violação ao princípio de separação dos poderes.

Isso porque a Lei 7.692/2017, que alterava a escolaridade de Investigador de nível médio para nível superior, partiu do Poder Legislativo. A Constituição do Estado do Rio de Janeiro, a exemplo da Federal, determina que projetos relacionados ao quadro de pessoal do Poder Executivo partam do chefe do Executivo.

Sendo assim, somente o governador pode determinar alterações nas carreiras dos servidores público estaduais. O concurso PC RJ ofertará 100 vagas para o cargo de Investigador, cujo salário tem o valor de R$ 5.740,38, já incluso o benefício de auxílio-alimentação de R$ 264,00.

Com a confirmação do secretário, o certame terá dois cargos com a exigência que o candidato tenha nível médio de formação, sendo Técnico de Necropsia (80 vagas) e Investigador (100 vagas). Os demais cargos apresentarão 840 vagas distribuídas entre os níveis fundamental e médio.

Nova-PC-RJ

Concurso PC RJ está avançando para publicação do edital

O secretário Marcus Vinícius Braga, apontou avanços nos preparativos do concurso PC RJ, de acordo com Braga, não houve atrasos no cronograma.

No momento, os processos estão na Secretária de Estado de Fazenda. Depois, deverão voltar para Secretaria de Casa Civil, para então seguirem para a Polícia Civil. O titular da pasta, também reafirmou a previsão de que todos os editais dever ser publicados até o final do ano.

“Não houve atrasos. Os concursos estão todas na Fazenda, autorizados. O próximo passo é sair da Fazenda e voltar para a Casa Civil, direto para a Polícia Civil, onde seguirá para a fase interna. Depois disso, os editais vão para a rua. Eu imagino que até dezembro todos os editais estarão na rua”, informou o secretário Braga.

No entanto, não foi confirmado pelo secretário se o edital para Delegado será divulgado no mês de setembro, como anunciado por ele anteriormente. Ainda assim, a expectativa é que essa carreira tenha o primeiro edital publicado do concurso PC RJ. Uma vez que os trâmites estão mais adiantados.

As bancas examinadoras, por exemplo, já foram formadas e realizam reuniões para as definições da metodologia das provas. Os membros têm a responsabilidade de elaborar as questões das avaliações, corrigi-las ou questioná-las, quando necessário.

Nos meses de maio a agosto, a PC RJ convidou procuradores, desembargadores, juízes federais e delegados para comporem as bancas examinadoras. Ao todo, foram designados seis grupos, uma para cada disciplina cobrada nas provas.

Isto é, Direito Administrativo, Direito Processual Penal, Direito Civil, Direito Constitucional, Medicina Legal e Direito Penal. O concurso PC RJ irá ofertar 100 vagas para o cargo de Delegado e já está autorizado desde junho pelo governador Wilson Witzel.

» Prepare-se para o concurso PC RJ + BÔNUS (GRÁTIS) «

Saiba mais sobre o Concurso PC RJ - Polícia Civil do Rio de Janeiro: Editais até dezembro!

Ganhe 5% de desconto na primeira compra!

Acompanhe nossas

redes sociais