Concurso PC RJ: Confira as próximas etapas para publicação do edital!

Redator da Nova Concursos

icone calendario 14 out 2020

Após a retomada anunciada pelo secretário de Polícia Civil do Rio de Janeiro, Allan Turnowski, veja quais são as próximas etapas para a realização do concurso PC RJ.

Divulgação do edital do concurso PC RJ

Após o bloqueio de cargos vagos e a pausa pela pandemia de Covid-19, o novo concurso PC RJ teve os trâmites retomados. O secretário de Polícia Civil do Rio de Janeiro, Allan Turnowski, afirmou que os editais devem ser divulgados no primeiro semestre de 2021.

Quer Receber Todas as Novidades da PC-RJ?

Receba em seu e-mail todas as movimentações do Concurso da PC-RJ

Em entrevista coletiva no dia 08 de outubro, foi anunciado pelo secretário que a corporação já tem vacâncias para serem preenchidas. Dessa maneira, o concurso PC RJ poderá ter seu edital publicado.

“Os cargos foram bloqueados por um decreto, mas já temos vagas desbloqueadas. Há um pedido para, no primeiro semestre de 2021, saírem os concursos para todos os cargos anteriores, em um número menor de vagas”, relatou o secretário.

De acordo com Allan Turnowski, o objetivo é abrir o concurso PC RJ com um quantitativo menor que as 864 vagas autorizadas inicialmente pelo governo estadual. Depois, serão convocados mais candidatos aprovados à medida que surgirem novas vacâncias.

“Vamos abrir o concurso e ir chamando conforme novas vagas forem abertas, chamando de acordo com a colocação. O concurso está autorizado e vai sair ano que vem”, salientou Turnowski.

A primeira etapa é a contagem dos cargos que vagaram após o bloqueio. Para permanecer no RRF (Regime de Recuperação Fiscal), o Governo do Rio de Janeiro contingenciou milhares de cargos em aberto que seriam preenchidos por concursados.

Nesse bloqueio estão os cargos autorizadas para o certame da Polícia Civil do Rio de Janeiro. Por esse motivo, a corporação só pode realizar a seleção para prover cargos que estão fora desse bloqueio.

A Secretaria de Polícia Civil deverá contar o número de vagas e estabelecer um novo quantitativo de vagas que será aberto. A corporação apresenta uma média de quase 400 vacâncias por ano. Até o mês de março de 2020, aconteceram 54 saídas.

Confira o que falta para a realização do concurso PC RJ:

  • Definição das vacâncias e do novo número de vagas;
  • Revisão dos termos de referência do concurso;
  • Revisão das escolhas de bancas organizadoras (Caso as instituições não aceitem a redução do número de vagas no concurso, um novo processo licitatório será aberto);
  • Composição do cronograma do concurso, com as datas de publicação do edital, inscrições e provas;
  • Com tudo pronto, os editais poderão ser divulgados.
Nova-PCRJ

Bancas organizadoras do concurso PC RJ

Com a nova oferta de vagas estabelecida para o concurso PC RJ, a Secretaria de Polícia Civil terá que revisar os termos de referência, que funcionam como um espelho para os editais. Será preciso atualizar os documentos com os novos parâmetros dos certames.

As escolhas das bancas organizadoras também deverão passar por revisão. No mês de fevereiro de 2020, o Instituto Acesso foi anunciado como a banca organizadora das provas para Delegado.

Já o Instituto AOCP foi divulgado como o responsável por receber as inscrições e aplicar as etapas para os demais seis cargos autorizados. Isto é, Auxiliar de Necropsia, Técnico de Necropsia, Investigador, Inspetor, Perito Legista e Perito Criminal

A Polícia Civil do Rio de Janeiro realizou licitações para escolha das bancas organizadoras, visando um certame com 864 vagas. Mediante a mudança na oferta, as instituições terão que ser avisadas sobre o novo quantitativo.

Caso as bancas organizadoras concordem com o número de vagas menor, a corporação poderá tocar os preparativos. Porém, se as empresas discordarem do novo quantitativo, um novo processo licitatório deverá ser realizado.

O que pode demandar mais tempo até a publicação dos editais. Uma vez que as licitações demoraram meses para serem concluídas.

Após a contratação de fato das bancas organizadoras, o próximo passo é a definição do cronograma do concurso PC RJ. A corporação junto com a instituição deverá estabelecer as datas de publicação dos editais, abertura das inscrições e realização das provas.

Somente com todos esses detalhes finalizados, o concurso PC RJ poderá ser realizado. O secretário Allan Turnowski, estima que todos esses trâmites sejam concluídos no período de oito meses, até junho de 2021.

Saiba mais sobre o Concurso Polícia Civil RJ: Mais de 800 vagas em 2020!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais