Pesquisar no blog

Concurso PC RJ: Confira o que falta para definição da banca organizadora!

icone calendario 12 fev 2021

O novo concurso PC RJ (Polícia Civil do Rio de Janeiro) já está autorizado para publicar o edital, saiba o que falta para a escolha da banca organizadora.

Banca organizadora do concurso PC RJ

Com o concurso PC RJ previsto para ser realizado no primeiro semestre de 2021, a Polícia Civil do Rio de Janeiro dá prosseguimento para a definição da banca organizadora. Dessa maneira, surge o questionamento do que falta para a escolha da instituição.

No mês de novembro de 2020, a corporação entrou em contato com sete bancas organizadoras para envio de documentações para análise, sendo elas:

  • FGV (Fundação Getúlio Vargas);
  • Cebraspe;
  • Instituto AOCP;
  • Instituto SELECON;
  • IBFC (Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação);
  • IBGP (Instituto Brasileiro de Gestão e Pesquisa);
  • IDECAN (Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural Assistencial).

Em seguida, o DGAF (Departamento-Geral de Administração e Finanças da Polícia Civil) realizou uma consulta prévia desses documentos. De maneira a verificar quais bancas organizadoras estão aptas a seguir no processo de licitação.

No entanto, desde então, o procedimento não registrou avanços. Foi informado pelo DGAF, que aguarda instruções técnicas para continuar com os trâmites.

Existe uma discussão se será realizado um processo licitatório para todos os cargos do concurso PC RJ, ou se será dividido. Quando esse impasse estiver resolvido, a Comissão de Licitações poderá analisar os preços propostos pelas bancas organizadoras e indicar uma instituição para contratação.

Vale ressaltar, que o preço não é o único fator para definição da banca organizadora. A corporação leva em consideração os certamesrealizados pelas instituições, as qualificações técnicas e as normas de aplicação das provas, por exemplo.

Confira o que falta para escolha da banca do concurso PC RJ

Dessa maneira, faltam as seguintes etapas para a escolha da banca organizadora do concurso PC RJ 2021:

  • Instruções técnicas para análise da documentação das bancas;
  • Definição se será um processo licitatório para todos os cargos ou se será dividido;
  • Abertura da licitação para verificação dos preços e demais critérios;
  • Escolha da banca organizadora.

Em caso de qualquer intercorrência, o processo volta aos setores internos da Polícia Civil do Rio de Janeiro e à Acadepol (Academia de Polícia) para solucionar o problema. Como os editais do concurso PC RJ estão previstos para divulgação até junho, a estimativa é que a banca organizadora seja escolhida o quanto antes.

Isso porque, a empresa contratada deverá estabelecer junto a Polícia Civil do Rio de Janeiro o cronograma do concurso PC RJ. Como as datas de inscrição, provas, recursos e divulgação dos resultados. A questão da pandemia de Covid-19, deve ser levada em consideração para as datas.

Saiba mais sobre o Concurso Polícia Civil RJ: Editais publicados com 350 vagas!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais