Concurso PC RJ: Corporação iniciará estudo técnico para escolha da banca organizadora!

Redator da Nova Concursos

icone calendario 16 nov 2020

A Polícia Civil do Rio de Janeiro irá realizar um estudo técnico preliminar dos documentos enviados pelas bancas organizadoras interessados nos trâmites do concurso PC RJ.

Ainda no Estado, a PMERJ irá divulgar edital ofertando 2 mil vagas. ⇒ Saiba mais ⇐

Escolha da banca organizadora do concurso PC RJ

Foi encerrada pela Secretaria da Polícia Civil do Rio de Janeiro, a consulta de bancas para organização do concurso PC RJ. Agora, os setores internos da corporação terão a responsabilidade pelo estudo técnico preliminar das empresas.

Foi explicado pelo DGAF (Departamento-Geral de Administração e Finanças da Polícia Civil), em um primeiro momento, será feita uma análise prévia dos documentos recebidos. O objetivo é verificar quais bancas organizadoras estarão aptas a seguir no processo de licitação.

Feito isso, a Polícia Civil do Rio de Janeiro irá deliberar se será aberto um processo licitatório para todos os cargos autorizados no concurso PC RJ ou se será dividido. Até o dia 12 de novembro, foram recebidas documentações de sete bancas organizadoras, sendo elas:

  • FGV (Fundação Getúlio Vargas);
  • Cebraspe;
  • Instituto AOCP;
  • Instituto SELECON;
  • IBFC (Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação);
  • IBGP (Instituto Brasileiro de Gestão e Pesquisa);
  • IDECAN (Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural Assistencial).

A corporação entrou em contato com essas empresas para envio de documentações sobre certames já realizados e técnicas empregadas. Dessa maneira, será possível identificar quais bancas organizadoras atendem as necessidades da Polícia Civil do Rio de Janeiro para realização do novo concurso PC RJ.

Quer Receber Todas as Novidades da PC-RJ?

Receba em seu e-mail todas as movimentações do Concurso da PC-RJ

No ano de 2019, a pasta chegou a realizar licitações para definição da banca organizadora do concurso PC RJ. Uma vez que o então governador Wilson Witzel, tinha autorizado o preenchimento de 864 vagas em todos os níveis de escolaridade.

Na época, foram abertos dois processos licitatórios: um para Delegado e outro para os demais cargos autorizados para o concurso PC RJ, sendo eles: Auxiliar de Necropsia, Técnico de Necropsia, Investigador, Inspetor, Perito Legista e Perito Criminal.

Nova-PCRJ

No mês de fevereiro deste ano, o Instituto Acesso foi anunciado como a banca organizadora para a função de Delegado. Já o Instituto AOCP, foi divulgado como o responsável por receber as inscrições e aplicar as etapas para os demais seis cargos autorizados.

Contudo, no início de novembro de 2020, o governador em exercício do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, divulgou uma nova autorização para o concurso PC RJ. Assim, todo o processo teve que ser reaberto.

Os projetos de editais terão que ser elaborados a partir do número de oportunidades presentes no novo aval.

Autorização do concurso PC RJ

O Governo do Estado do Rio de Janeiro autorizou a realização do novo concurso PC RJ. No dia 05 de novembro, um novo aval para preenchimento de vagas foi divulgado no Diário Oficial do Estado.

Por mais que o aval não traga o número de vagas do novo concurso PC RJ, o governo do Estado informou no dia 04 de novembro, que serão preenchidas 864 vagas até o ano de 2022. Confira as oportunidades:

  • Auxiliar de Necropsia: 12 de vagas;
  • Técnico de Necropsia: 16 vagas;
  • Investigador: 118 vagas;
  • Inspetor: 597 vagas.
  • Perito Legista: 54 vagas;
  • Perito Criminal: 20 vagas;
  • Delegado: 47 vagas.

Inicialmente, de acordo com o governo, serão convocados 73 candidatos aprovados para os cargos. Os demais candidatos serão chamados conforme o prazo de validade do certame , à medida que surgirem novas vacâncias na corporação.

Também foi anunciado pelo governo do Estado, que o concurso PC RJ deve ser realizado no primeiro semestre de 2021. O prazo já tinha sido adiantado pelo secretário de Polícia Civil do Rio, Allan Turnowski, em coletiva de imprensa no início do mês de outubro.

Saiba mais sobre o Concurso Polícia Civil RJ: Governo autoriza novo edital com mais de 800 vagas!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais