Concurso PC RJ: Faepol diz que edital pode sair em dezembro e provas aplicadas em 2021!

Redator da Nova Concursos

icone calendario 28 ago 2020

Foi estimado pela vice-presidente da Faepol, delegada Thaianne Moraes, que o concurso PC RJ (Polícia Civil do Rio de Janeiro) poderá ter edital em dezembro e provas em 2021.

Concurso PC RJ pode ter edital em dezembro e provas em janeiro de 2021

De acordo com informações da vice-presidente da Faepol (Fundação de Apoio ao Ensino Pesquisa e Desenvolvimento), delegada Thaianne Moraes, as provas do concurso PC RJ devem ser realizadas no primeiro semestre de 2021.

A delegada informou que por causa da pandemia da Covid-19, ocorreu o adiamento do plano da Polícia Civil do Rio de Janeiro de aplicar as avaliações do certame em 2020.

Curso GRÁTIS PC-RJ!

Tenha acesso à um material direto ao ponto, totalmente atualizado e GRATUITO

Segundo informações de Thaianne Moraes, a corporação de preocupa em divulgar o edital já com uma previsão concreta para realizar os exames. Na visão da delegada, não faz sentido publicar o edital e ter que adiar as provas por não ter condições seguras para realização.

“O que eu aposto é de provas ano que vem. O edital, sendo otimista, pode sair em dezembro para agendar prova no primeiro trimestre de 2020. Agora não é o momento para arriscar vidas e concordo com essa iniciativa do governo”, relatou a vice-presidente da Faepol.

Também foi afirmado pela delegada, que no momento não há informações de bastidores sobre uma data para liberação dos documentos. É aguardado pela corporação, um sinal verde da Saúde para prosseguir com os trâmites, que pode publicar o edital no mês de dezembro.

“Se não tiver previsão factível para realização de provas no primeiro trimestre, o edital não deve sair em 2020. Me parece mais razoável o edital sair em dezembro para as provas estarem previstas para março. Isso se tiver condições em decorrência da pandemia”, informou Moraes.

Nova-PCRJ

Ainda é mencionado pela vice-presidente da Faepol, o caso do concurso da Polícia Civil do Paraná , que teve o edital divulgado, mas precisou adiar as provas em função da pandemia da Covid-19.

“Não é o momento político para pensar em concurso. Quando chegar o momento do concurso, não tem tempo cinza que vai impedir”, disse Thaianne Moraes. 

Conforme a delegada, a corporação já estava com os trâmites adiantados para abertura do concurso PC RJ, mas a pandemia acabou postergando os planos.

“Os concursos estavam na boca para sair, como o da Polícia Civil do Rio. Já estava com o edital montado. A Acadepol com tudo pronto e teve que parar. Esse não é um problema da PC RJ, o mundo está enfrentando a pandemia”.

Concurso PC RJ pode ser aberto mesmo com bloqueio de cargos

Se for mantido pela Polícia Civil do Rio de Janeiro a média anual de vacâncias, vagas originadas por aposentadorias, exonerações ou falecimentos, o concurso PC RJ pode ser aberto, apesar do decreto que bloqueia 9.500 cargos vagos na estrutura do governo do Estado do Rio de Janeiro.

O motivo é bem simples, a PC RJ apresenta uma média de quase 400 saídas por ano. De acordo com dados do governo estadual, apontam que até o mês de março de 2020, aconteceram 54 saídas. Ou seja, o provável é que cerca de 300 cargos vaguem até o final de 2020, o que possibilitaria a realização do certame .

Foi explicado pelo Ministério da Economia, que fiscaliza o Regime de Recuperação Fiscal no Rio de Janeiro, que novos cargos vagos, que não os bloqueados no decreto, poderão ser providos por meio de novos concursos públicos normalmente. Dessa maneira, tendo mais vacâncias, a Polícia Civil do Rio de Janeiro poderá abrir a seleção.

Para a vice-presidente da Faepol, Thaianne Moraes, enquanto delegada de Polícia, a expectativa é que o concurso PC RJ saia o quanto antes para recomposição dos quadros de servidores.

Também foi comentado pela delegada, sobre o espaço de tempo sem novos certames para a Polícia Civil do Rio de Janeiro. “Até o novo policial estar na rua passamos de 10 anos sem concurso. É quase trágico”, destacou Moraes.

Saiba mais sobre o Concurso Polícia Civil RJ: Governo autoriza novo edital com mais de 800 vagas!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais