Concurso PC RJ: Governo divulga novas regras para promoções de aprovados!

icone calendario 28 ago 2020

Os candidatos aprovados no concurso PC RJ (Polícia Civil do Rio de Janeiro), terão promoções obrigatoriamente com a proporção de uma vaga por antiguidade e outra por merecimento.

Novas regras para promoções no concurso PC RJ

Os participantes aprovados no concurso PC RJ (Polícia Civil do Rio de Janeiro), serão submetidos a novas regras para promoção de Agentes. No dia 27 de agosto, o governo do Estado, divulgou o Decreto 47.236 que estabelece mudanças quanto à progressão da carreira.

Agora, as promoções terão obrigatoriamente a proporção de uma vaga por antiguidade e outra por merecimento, com prazo mínimo de 730 dias. Segundo informações de policiais civis, a alteração torna as regras mais igualitárias.

Após a articulação entre deputados estaduais e representantes da categoria, o Poder Executivo concordou em alterar as normas no Estatuto da Polícia Civil.

No primeiro momento, a proposta foi apresentada pelo deputado Marcio Gualberto (PSL), mas foi encontrado vício de iniciativa. Uma vez que, as mudanças em normas para servidores do Estado devem ser propostas pelo governador e não por membro do Legislativo.

Foi explicado pelo presidente da Comissão de Servidores da Assembleia Legislativa, deputado Bruno Dauaire (PSC), que havia vícios de inconstitucionalidade. Porém, o governo do Estado do Rio de Janeiro aderiu a pauta e divulgou o decreto.

“Por decreto, adequando a via constitucional, para que a gente pudesse implementar de fato essa medida, o governador fez essa alteração corrigindo um erro histórico dentro da progressão e promoção dos policiais civis do Rio de Janeiro”, relatou o deputado Bruno Dauaire.

No mês de agosto de 2019, foi autorizado pelo governo do Rio de Janeiro a promoção de 1.440 policiais civis, como forma de valorização da categoria. Em alguns cargos, a transição entre classes não ocorria desde o ano de 2016.

Nova-PCRJ

Editais e provas do concurso PC RJ

De acordo com informações da vice-presidente da Faepol (Fundação de Apoio ao Ensino Pesquisa e Desenvolvimento), delegada Thaianne Moraes, as provas do concurso PC RJ devem ser realizadas no primeiro semestre de 2021.

A delegada informou que por causa da pandemia da Covid-19, ocorreu o adiamento do plano da Polícia Civil do Rio de Janeiro de aplicar as avaliações do certame em 2020.

Segundo informações de Thaianne Moraes, a corporação se preocupa em divulgar o edital já com uma previsão concreta para realizar os exames. Na visão da delegada, não faz sentido publicar o edital e ter que adiar as provas por não ter condições seguras para realização.

“O que eu aposto é de provas ano que vem. O edital, sendo otimista, pode sair em dezembro para agendar prova no primeiro trimestre de 2020. Agora não é o momento para arriscar vidas e concordo com essa iniciativa do governo”, relatou a vice-presidente da Faepol.

Também foi afirmado pela delegada, que no momento não há informações de bastidores sobre uma data para liberação dos documentos. É aguardado pela corporação, um sinal verde da Saúde para prosseguir com os trâmites, que pode publicar o edital no mês de dezembro.

“Se não tiver previsão factível para realização de provas no primeiro trimestre, o edital não deve sair em 2020. Me parece mais razoável o edital sair em dezembro para as provas estarem previstas para março. Isso se tiver condições em decorrência da pandemia”, informou Moraes.

Conforme a delegada, a corporação já estava com os trâmites adiantados para abertura do concurso PC RJ, mas a pandemia acabou postergando os planos.

“Os concursos estavam na boca para sair, como o da Polícia Civil do Rio. Já estava com o edital montado. A Acadepol com tudo pronto e teve que parar. Esse não é um problema da PC RJ, o mundo está enfrentando a pandemia”.

Saiba mais sobre o Concurso Polícia Civil RJ: Governo autoriza novo edital com mais de 800 vagas!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais