Concurso PC RJ: Emendas na ALRJ ajudam manter nível médio para Investigador!

Redator da Nova Concursos

icone calendario 23 nov 2020

Emendas ao Projeto de Lei 3.278/2020, na ALRJ, propõem que o nível superior para o cargo de Investigador do concurso PC RJ (Polícia Civil do Rio de Janeiro), passe a valer após a realização do certame.

Outro edital para a área da Segurança no Estado, é do concurso PMERJ. ⇒ Saiba mais ⇐

Nível de escolaridade do Investigador no concurso PC RJ

Está em discussão na ALERJ (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro), o Projeto de Lei 3.278/2020 sobre a escolaridade do cargo de Investigador da Polícia Civil do Rio de Janeiro. A proposta, de autoria do Poder Executivo, é que o requisito da carreira passe do nível médio para o nível superior.

O Projeto de Lei entrou na pauta do Plenário no início do mês de novembro, todavia, recebeu 12 emendas. Dessa maneira, teve que retornar para discussão das comissões da ALERJ para verificar quais aditivos podem ser incluídos ao texto original.

Das 12 emendas apresentadas pelos deputados, 03 são referentes ao certame PC RJ. Os deputados Rodrigo Amorim (PSL), Danniel Librelon (REP) e Marcio Gualberto (PSL), propõem que o nível superior passe a valer após a realização do concurso PC RJ.

De forma que o próximo edital divulgado para Investigador da Polícia Civil do Rio de Janeiro, previsto para 2021, mantenha o nível médio para o cargo. Isso porque, várias pessoas começaram a estudar para a seleção com a previsão de vagas de nível médio para investigador.

Com a possível elevação da escolaridade, não seria possível mais participar do certame . Confira as emendas dos parlamentares:

Deputado Rodrigo Amorim (PSL)

MODIFICATIVA Nº 04

Modifica-se o Art.3º, passando a vigorar com a seguinte redação:

Art. 3º – A alteração a que dispõe o art. 1º, VIII, deverá salvaguardar o Edital do concurso público que se encontra em elaboração, mediante processo administrativo já deflagrado, para o mesmo cargo, até então, nível médio, que está em trâmite na Secretaria de Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro.

Plenário Barbosa Lima Sobrinho, 04 de novembro de 2020

Deputado Danniel Librelon (REP)

ADITIVA Nº 05

Acrescente-se o parágrafo único ao artigo 1º, que passa a ter a seguinte redação:

“Art. 1º (…)

Parágrafo único – A alteração de que trata o caput deste artigo será implementada, após a realização do concurso da Polícia Civil que já estava previsto para o ano de 2020.”

Plenário Barbosa Lima Sobrinho, 04 de novembro de 2020.

Deputado Marcio Gualberto (PSL)

ADITIVA Nº 11

Adicione-se, onde couber, artigo com a seguinte redação:

Art… – A exigência de nível superior será feita a partir do segundo concurso público para preenchimento de vagas de Investigador Policial, a partir da data de publicação desta lei, ficando vedada ao próximo concurso.

Plenário Barbosa Lima Sobrinho, 04 de novembro de 2020.

Nova-PCRJ

Autorização do concurso PC RJ

O Governo do Estado do Rio de Janeiro autorizou a realização do novo concurso PC RJ. No dia 05 de novembro, um novo aval para preenchimento de vagas foi divulgado no Diário Oficial do Estado.

Por mais que o aval não traga o número de vagas do novo concurso PC RJ, o governo do Estado informou no dia 04 de novembro, que serão preenchidas 864 vagas até o ano de 2022. Confira as oportunidades:

  • Auxiliar de Necropsia: 12 de vagas;
  • Técnico de Necropsia: 16 vagas;
  • Investigador: 118 vagas;
  • Inspetor: 597 vagas.
  • Perito Legista: 54 vagas;
  • Perito Criminal: 20 vagas;
  • Delegado: 47 vagas.

Inicialmente, de acordo com o governo, serão convocados 73 candidatos aprovados para os cargos. Os demais candidatos serão chamados conforme o prazo de validade do certame , à medida que surgirem novas vacâncias na corporação.

Também foi anunciado pelo governo do Estado, que o concurso PC RJ deve ser realizado no primeiro semestre de 2021. O prazo já tinha sido adiantado pelo secretário de Polícia Civil do Rio, Allan Turnowski, em coletiva de imprensa no início do mês de outubro.

Saiba mais sobre o Concurso Polícia Civil RJ: Governo autoriza novo edital com mais de 800 vagas!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais