Concurso PC RJ: Confira o limite de idade para ingresso na corporação!

Redator da Nova Concursos

icone calendario 26 nov 2020

Com edital previsto para sair, saiba qual o limite de idade para participar do concurso PC RJ (Polícia Civil do Rio de Janeiro) e quando será preciso comprovar o requisito.

Ainda no Estado, o concurso PMERJ está previsto para divulgar 2.000 vagas. ⇒ Confira ⇐

Limite de idade para ingresso no concurso PC RJ

É preparado pela Secretaria de Polícia Civil do Rio de Janeiro, um novo concurso público para o ano de 2021. Diante da oferta para todos os níveis de escolaridade, sete cargos e salários de até R$ 18 mil, o concurso PC RJ deverá atrair vários candidatos.

Uma dúvida muito comum entre os interessados, é qual o limite de díade para poder pleitear uma vaga no concurso PC RJ.

Conforme informações do artigo 77 inciso III da Constituição do Estado do Rio de Janeiro, não existe um limite máximo de idade para inscrição em seleção . No entanto, o profissional deve ficar no cargo público por, pelo menos, 05 (cinco) anos até a aposentadoria.

Todavia, para o certame da Polícia Civil do Rio de Janeiro existe uma idade mínima exigida que é 18 anos, e o participante deve comprovar esse requisito na matrícula do curso de formação.

Isso porque, o aprovado irá manusear armas de fogo durante as aulas práticas, o que só é permitido para maiores de idade.

“Não haverá limite máximo de idade para a inscrição em concurso público, constituindo-se, entretanto, em requisito de acessibilidade ao cargo ou emprego a possibilidade de permanência por cinco anos no seu efetivo exercício”, informa a Constituição Estadual.

Por sua vez, os editais podem trazer particulares. No ano de 2005, por exemplo, o concurso PC RJ para o cargo de Investigador estipulou que a idade máxima para ingresso no cargo seria de 65 anos na data da posse.

Nova-PCRJ

Editais do concurso PC RJ podem sair no primeiro semestre de 2021

Segundo informações do governo do Rio de Janeiro, o novo concurso PC RJ deve ter seu edital publicado no primeiro semestre de 2021. A previsão foi passada pelo secretário de Polícia Civil do Rio de Janeiro, Allan Turnowski, em coletiva de imprensa no mês de outubro.

Foi revelado pelo Assessor Especial do Gabinete do Governador do Estado do Rio de Janeiro, Marcio Garcia, que um edital deve ser divulgado por cargo autorizado. De acordo com o Garcia, os documentos devem sair até o mês de março.

“A Polícia Civil tem a intenção de publicar esses editais o quanto antes. Então, eu vou chutar que no primeiro trimestre nós já tenhamos esses editais”, disse Marcio Garcia.

No dia 5 de novembro, foi publicado pelo governador em exercício Cláudio Castro, um novo aval no Diário Oficial para realização do concurso PC RJ.

Por mais que essa autorização não traga o quantitativo de oportunidades, o governo do Estado informou que serão preenchidas 864 vagas até o ano de 2022. Confira a divisão:

  • Auxiliar de Necropsia: 12 de vagas;
  • Técnico de Necropsia: 16 vagas;
  • Investigador: 118 vagas;
  • Inspetor: 597 vagas.
  • Perito Legista: 54 vagas;
  • Perito Criminal: 20 vagas;
  • Delegado: 47 vagas.

Conforme informado pelo governo, inicialmente, serão convocados 73 candidatos aprovados no concurso PC RJ. Esse era o número de cargos em aberto em outubro, depois do bloqueio de cargos.

Os demais candidatos habilitados serão chamados no decorrer do prazo de validade do certame , à medida que surgirem novas vacâncias na corporação. Entretanto, a Polícia Civil do Rio de Janeiro até o dia 3 de novembro, já registra 82 cargos vagos aptos para preenchimento por participantes aprovados.

Com isso, o número de contratações imediatas pode ser ainda maior que o anunciado pelo governo.

Saiba mais sobre o Concurso Polícia Civil RJ: Governo autoriza novo edital com mais de 800 vagas!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais