Compartilhar:

Concurso PC RJ: Nível Médio para Investigador é confirmado pela Acadepol!

Redator da Nova Concursos

icone calendario 14 out 2019

A Polícia Civil do Rio de Janeiro, confirmou o nível de escolaridade para o cargo de Investigador do concurso PC RJ.

⇒ Confira todas as informações na página do concurso!

Investigador terá nível médio no concurso PC RJ

O concurso PC RJ destinado para o cargo de Investigador será mesmo para nível médio. A conformação foi publicada no dia 11 de outubro, pela própria PC RJ, através de uma publicação no Twitter.

De acordo com a publicação, a lei que previa o nível superior para o cargo, foi declarada inconstitucional. Sendo assim, voltou a vigorar o artigo que previa o nível de escolaridade exigido para a carreira, sendo o nível médio.

A informação condiz com o que já havia confirmado o secretário de Polícia Civil do Rio de Janeiro, Marcus Vinícius Braga. O secretário também descartou a possibilidade de o governo solicitar recurso para que o requisito volte a ser nível superior.

“Exigiremos o 2° grau (nível médio) para investigador”, relatou o secretário durante uma entrevista realizada no Palácio Guanabara.

A decisão que classifica como inconstitucional a mudança de escolaridade do cargo de Investigador de médio para o nível superior, foi assinada no dia 04 de setembro. Na ocasião, o desembargador Heleno Ribeiro Nunes constatou vício de iniciativa e violação ao princípio de separação dos poderes.

Para ser considerada válida, a decisão deveria ter partido do chefe do Poder Executivo e não do Legislativo como ocorreu. O que significa que cabe exclusivamente ao governador determinar alterações nos cargos dos servidores públicos estaduais.

Nova-PC-RJ

Vagas no concurso PC RJ

O concurso PC RJ irá ofertar 100 vagas para o cargo de Investigador, sendo exigido que o candidato tenha nível médio. O certame foi autorizado no mês de junho deste ano pelo governador Wilson Witzel, o salário para o cargo tem o valor de R$ 5.740,38, já incluso o benefício de auxílio-alimentação de R$ 264,00.

O candidato que possuir o nível médio também poderá concorrer às vagas de Técnico de Necropsia (80 vagas). As demais carreiras apresentarão 820 oportunidades, distribuídas por funções de níveis fundamental e superior.

Ainda de acordo com o secretário, Marcus Vinícius Braga, os editais deverão ser divulgados até o final de 2019 e os preparativos seguem dentro do cronograma previsto.

“Não houve atrasos. Os concursos estão todos na Fazenda, autorizados. O próximo passo é sair da Fazenda e voltar para a Casa Civil, direto para a Polícia Civil, onde seguirá para a fase interna. Depois disso, os editais vão para a rua. Eu imagino que até dezembro todos os editais estarão na rua”, salientou o secretário Braga.

Já estão definidas as bancas examinadoras, trabalhando nas definições da metodologia das avaliações. Faz parte das responsabilidades dos membros, a elaboração das questões dos exames, corrigi-las ou questioná-las, quando necessário.

Foram designados seis grupos de avaliadores, um para cada disciplina cobrada nas provas. Isto é, Direito Administrativo, Direito Processual Penal, Direito Civil, Direito Constitucional, Medicina Legal e Direito Penal.

» Prepare-se para o concurso PC RJ + BÔNUS (GRÁTIS) «

Saiba mais sobre o Concurso Polícia Civil RJ: Editais serão publicado ainda em 2019!

Ganhe 5% de desconto na primeira compra!

Acompanhe nossas

redes sociais