Concurso PC RJ: Secretário diz que novos editais sairão em 2021. Sabia mais!

Redator da Nova Concursos

icone calendario 09 out 2020

Em coletiva de imprensa, foi confirmado pelo secretário da Polícia Civil do Rio de Janeiro, Allan Turnowski, que o concurso PC RJ terá seus editais publicados em 2021.

Editais do concurso PC RJ sairão em 2021

Está confirmado a realização do novo concurso PC RJ. Foi anunciado pelo secretário da Polícia Civil do Rio de Janeiro, Allan Turnowski, que os editais devem ser publicados no primeiro semestre de 2021.

Em coletiva de imprensa realizada no dia 08 de outubro, o secretário explicou que o certame estava com os preparativos adiantados. No entanto, a seleção foi atingida pelo bloqueio de mais de 8.000 cargos vagos no Estado do Rio de Janeiro.

Quer Receber Todas as Novidades da PC-RJ?

Receba em seu e-mail todas as movimentações do Concurso da PC-RJ

Mesmo assim, Allan Turnowski afirmou que a Polícia Civil do Rio de Janeiro já tem vacâncias que ocorreram após esse bloqueio. Dessa maneira, esses postos poderão ser preenchidos por novos candidatos aprovados no concurso PC RJ.

“Os cargos foram bloqueados por um decreto, mas já temos vagas desbloqueadas. Há um pedido para, no primeiro semestre de 2021, saírem os concursos para todos os cargos anteriores, em um número menor de vagas”, relatou o secretário Turnowski.

De acordo com o secretário, o objetivo é abrir o concurso PC RJ com um quantitativo menor que as 864 vagas autorizadas inicialmente e, depois, convocar mais candidatos aprovados à medida que surgirem novas carências.

“Vamos abrir o concurso e ir chamando conforme novas vagas forem abertas, chamando de acordo com a colocação. O concurso está autorizado e vai sair ano que vem”.

No ano de 2019, o governador Wilson Witzel, autorizou concurso PC RJ com 864 vagas para cargos de todos os níveis de escolaridade.

Do quantitativo total, 12 vagas são para Auxiliar de Necropsia (nível fundamental), 16 vagas para Técnico de Necropsia (nível médio), 54 vagas para Perito Legista, 20 vagas para Perito Criminal (nível superior em áreas específicas).

Além de 47 vagas para Delegado (superior em Direito), 597 vagas para Inspetor (nível superior em qualquer área) e 118 vagas para Investigador (nível médio). Os salários chegam a R$ 18.000,00.

Nova-PCRJ

Bancas organizadoras do concurso PC RJ

Logo após a autorização do concurso PC RJ, a Secretaria de Polícia Civil do Rio de Janeiro começou os preparativos dos novos editais. No mês de fevereiro de 2020, o Instituto Acesso foi anunciado como a banca organizadora para o certame de Delegado.

Já o Instituto AOCP foi divulgado como o responsável por receber as inscrições e aplicar as etapas para os demais seis cargos autorizados. Entretanto, a pandemia de Covid-19, acabou por adiar os planos.

Ainda não há confirmação se as bancas organizadoras serão mantidas diante do novo número de vagas do concurso PC RJ.

O termo de referência das seleções, que funciona como um espelho para o edital, informa que os candidatos à vaga no cargo de Delegado serão avaliados da seguinte forma: provas objetivas, provas discursivas, provas orais, prova de capacidade física, exame psicotécnico e exame médico.

Já os concorrentes aos demais cargos, serão avaliados da seguinte maneira: provas objetivas, prova de capacidade física, exame psicotécnico e exame médico. Os candidatos habilitados também irão passar por cursos de formação e prova de investigação social, na Acadepol.

Inicialmente, a Secretaria de Polícia Civil disse que seria estabelecido um intervalo de 30 dias entre os editais e as provas objetivas.

Para cada cargo, seria marcado um dia de aplicação. Com isso, pessoas com diferentes níveis de escolaridades poderiam se inscrever a mais de um cargo. Porém, os detalhes não foram confirmados pela gestão de Allan Turnowski.

Saiba mais sobre o Concurso Polícia Civil RJ: Mais de 800 vagas em 2020!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais